1. Currículo profissional: modelos em PDF e como fazer

Currículo profissional: modelos em PDF e como fazer

Beatriz Negreiros Gemignani
Atualizado em:

Mencionado em:

Uma boa estratégia para ter uma candidatura bem-sucedida é fazer um currículo profissional. Isto é, um currículo que mostra que você é o candidato ideal para determinada profissão. Muitas vezes, associamos profissionalismo com seriedade, competência e responsabilidade. Afinal, essas são qualidades valorizadas no ambiente de trabalho.

Veja a seguir como fazer um currículo profissional, começando pela aparência do seu documento. Use um modelo de currículo profissional para garantir um bom layout e acompanhe as orientações e dicas para montar seu CV.

Quer fazer um currículo profissional online e fácil? Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as seções do currículo com frases prontas.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

exemplo de currículo profissionalNÃO
exemplo de currículo profissionalSIM

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para download para Word ou PDF.

Ter um currículo profissional envolve escolher um modelo adequado e preparar o conteúdo corretamente. Confira os guais a seguir para mais informações:

Para fazer seu currículo profissional, comece pelo layout: escolha a seguir um modelo de CV com a aparência profissional que você está procurando.

Modelos de currículo profissional

Confira uma seleção de currículos profissionais para criar online. Basta escolher o modelo que melhor se adapta ao seu perfil, sua área de atuação e a cultura organizacional da empresa. Sim, é importante adaptar seu currículo à vaga de seu interesse, mostrando que você é o candidato ideal para aquele cargo.

1. Modelo de currículo profissional básico

FAZER CURRÍCULO ONLINEModelo de currículo profissional básico

Um exemplo de currículo profissional que separa seu documento em duas colunas. Coloque suas informações principais na coluna maior à direita, como seu resumo profissional e experiência laboral. Na coluna menor à esquerda, liste suas habilidades.

Você pode sempre escolher a cor que preferir para seu currículo. Saiba que a psicologia da cor verde indica equilíbrio, crescimento, segurança e autossuficiência – essas são boas sensações para passar uma imagem profissional. Mas atente ao tom da cor também, pois um verde mais escura denota prestígio, enquanto um mais claro remete a frescor.

2. Modelo de currículo profissional sem foto

FAZER CURRÍCULO ONLINEModelo de currículo profissional sem foto

Um modelo de currículo que emana profissionalismo com a divisão da página em três partes: topo com seu nome em fundo cinza, coluna à direita com espaço para seus dados mais longos e coluna à esquerda com seus dados de contato e informações adicionais. Opte pela cor vermelha para passar a imagem de força, poder e coragem.

Este é um modelo de CV profissional sem foto, o que é o mais comum no Brasil. Porém, veja os requisitos da vaga ou da sua indústria para saber se você deve incluir uma foto profissional para currículo.

3. Currículo profissional: exemplo diferenciado

FAZER CURRÍCULO ONLINECurrículo profissional exemplo diferenciado

Um dos modelos de currículo profissional com design diferenciado para se destacar aos olhos do recrutador. A divisão clara entre as seções facilita encontrar seus dados, num layout sem colunas que permite redigir suas conquistas profissionais com mais espaço.

4. Currículo profissional e original

FAZER CURRÍCULO ONLINECurrículo profissional e original

Este modelo de currículo original vai um pouco além do simples, mantendo o profissionalismo. Dividido em três partes, você usa um tom mais claro e outro mais escuro da cor de sua preferência. O azul-escuro representa poder e segurança, enquanto o tom claro passa tranquilidade. É comum usar o azul para ambientes corporativos.

5. Curriculum vitae profissional com suas iniciais

FAZER CURRÍCULO ONLINECurriculum vitae profissional com suas iniciais

Um modelo de currículo profissional e criativo, com um detalhe no topo gerado automaticamente pelo site para fazer currículos: suas iniciais estilizadas. Sem exagerar no uso de cores, este modelo mantém uma imagem séria. Se quiser, opte pela cor laranja para passar criatividade e autoconfiança.

6. Modelo de CV profissional com linha do tempo

FAZER CURRÍCULO ONLINEModelo de CV profissional com linha do tempo

Você busca algo mais simples e ainda assim particular? Este modelo de currículo profissional organiza seu histórico gerando uma linha do tempo. Ótima opção para profissionais com históricos bem definidos. Opte pela cor marrom para expressar sofisticação e seriedade.

Todos os modelos podem ser baixados como um currículo profissional em PDF, Word ou JPG. Você pode preencher seu currículo profissional grátis e pagar apenas se estiver satisfeito e quiser fazer o download do CV pronto.

Com o layout escolhido, vamos ao conteúdo: acompanhe a seguir o passo a passo sobre como montar um currículo profissional.

Como fazer um currículo profissional

Um currículo profissional segue uma estrutura pré-estabelecida, com um design limpo e um conteúdo conciso e impactante. Organize seu currículo profissional nas seguintes seções:

  1. Cabeçalho com seus dados de contato;
  2. Objetivo do currículo;
  3. Experiência profissional;
  4. Formação acadêmica;
  5. Habilidades e competências;
  6. Informações adicionais.

Não basta organizar seu currículo corretamente, é preciso saber exatamente o que colocar em cada parte do CV. Descubra a seguir.

1. Cabeçalho do currículo profissional

Identifique-se em primeiro lugar. Mostre que tipo de profissional você é: escreva no cabeçalho sua profissão e seus dados para contato profissionais. Coloque apenas:

  • Seu nome completo;
  • Título profissional ou cargo desejado;
  • Telefone;
  • Email profissional;
  • LinkedIn – é recomendado ter um perfil nesta rede.

E a foto? Isso vai depender da sua área de atuação e dos requisitos da vaga. Na dúvida, não coloque, mesmo que seja uma foto profissional para currículo.

2. Mostre seus pontos fortes no resumo do currículo

Uma das características de um currículo profissional é ser direto ao ponto, sem enrolações. A primeira seção do seu documento é um breve resumo de suas qualificações principais. Escreva 3 ou 4 frases para currículo mostrando sua experiência específica, mencionando uma conquista relevante e dizendo como você pode ajudar o empregador.

Também chamado de objetivo profissional, este texto inicial de apresentação deve convidar o recrutador a continuar a ler o seu currículo.

3. Detalhe sua experiência profissional

Não diga apenas onde você trabalhou, e sim como você exerceu o cargo. Um currículo profissional deve ter a seção de experiência laboral organizada com bullet points enumerando suas principais realizações.

Os dados essenciais para colocar na experiência de trabalho:

  • Nome do cargo;
  • Nome da empresa com a localização;
  • Datas de início e término;
  • Lista de suas funções e conquistas relevantes para a vaga.

Não exagere: apenas 5 ou 6 conquistas para seu cargo mais importante, e 3 ou 4 para outras experiências. Foque nas funções relevantes para o novo emprego.

4. Inclua sua educação no currículo profissional

Sua formação é um dado fundamental para um currículo profissional, indiferente do seu grau de escolaridade. Para poder analisar sua candidatura, o recrutador precisa saber o que você estudou, onde e quando. Faça o seguinte:

  • Começando pelo seu grau mais alto, diga o grau obtido e o nome do curso;
  • Informe o nome da instituição de ensino e sua localização;
  • Coloque as datas de início e de conclusão (ou previsão de conclusão).

Se quiser, vá além e mencione conquistas acadêmicas. Porém, isso é mais recomendado quando essas conquistas são diretamente relacionadas com a vaga concorrida ou quando você está fazendo um currículo sem experiência profissional.

5. Liste suas habilidades profissionais

Um currículo profissional também possui uma seção com as suas habilidades. Quais você deve informar? Coloque tanto soft skills, ou habilidades interpessoais, quanto hard skills, ou competências técnicas. Ou seja, é tão importante mostrar que você é um profissional comunicativo quanto o seu conhecimento de informática. 

Cada área de atuação demanda profissionais com um conjunto específico de habilidades. Leia a descrição da vaga para saber quais qualificações são desejadas. Priorize suas habilidades mais relevantes para a vaga.

6. Favoreça informações adicionais relevantes

Seu currículo profissional poderia estar completo com as seções mencionadas, mas se você tem outras informações que podem te ajudar a se destacar, coloque-as. Isso inclui:

  • Idiomas;
  • Trabalhos voluntários;
  • Estágios;
  • Premiações;
  • Publicações;
  • Projetos pessoais;
  • Disponibilidades;
  • Registros e certificados;
  • Hobbies e interesses.

Não inclua tudo isso, apenas o que serve para mostrar ao recrutador que você é um candidato forte para a vaga concorrida.

Quer ter certeza de que o resultado final de seus esforços é um currículo profissional? Siga as dicas a seguir.

Como elaborar um currículo profissional: dicas

Dicas essenciais para montar um currículo profissional:

  1. Personalize para cada vaga de emprego colocando apenas dados relevantes;
  2. Não enrole: vá direto ao ponto usando frases breves e objetivas;
  3. Use um layout limpo, com bastante espaço em branco e divisão clara entre cada seção;
  4. Escolha as cores do seu currículo com consciência, mantendo a profissionalidade;
  5. Exponha seus dados em ordem cronológica inversa: o mais recente primeiro;
  6. Inclua palavras-chave da vaga de emprego para otimizar seu CV para ser lido por robôs;
  7. Formate o currículo corretamente: fonte profissional e espaçamento entre linhas de 1,5;
  8. Limite-se a apenas uma página, ou duas caso tenha uma experiência extensa.
  9. Releia revisando o seu currículo para evitar erros e incoerências;
  10. Salve o documento final como um currículo profissional em PDF.

Seja um profissional organizado e guarde uma cópia de seu currículo em formato editável, como um currículo em Word. Assim, você pode sempre atualizar o CV quando precisar, e facilmente se candidatar a futuras vagas!

Mesmo sem experiência você pode fazer um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, você encontrará dicas para seu curriculum vitae, feitas por profissionais especializados em recrutamento.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Obrigada por ler este artigo sobre currículo profissional. Ficou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Deixe um comentário abaixo e vamos conversar!

Como revisamos o conteúdo na LiveCareer

Nossa equipe editorial revisou este artigo para verificar se está em conformidade com a política editorial da Livecareer. O intuito é garantir que nossas orientações e recomendações de especialistas estejam consistentes em todos os nossos guias de carreira e alinhadas com os padrões e tendências atuais sobre criação de currículos e cartas de apresentação. Recebemos a confiança de mais de 10 milhões de pessoas em busca de emprego, apoiando-os em seu caminho para encontrar o emprego dos sonhos. Cada artigo é precedido por pesquisa e apuração para garantir que nosso conteúdo responda às tendências e demandas atuais do mercado.

Escrito por

Beatriz Negreiros Gemignani
Beatriz Negreiros Gemignani

Beatriz é uma redatora de conselhos de carreira membro da Associação Profissional de Redatores de Currículos e Coaches de Carreira (PARWCC). Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, Beatriz é uma especialista em criação de currículos da LiveCareer, comprometida a oferecer orientações precisas e atuais para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.

Seguir

Avalie meu artigo:

Profissional

Média:

Obrigado por votar!
5  (1 votos)

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Currículo perfeito

Mencionado em: