1. Currículo com foto: modelo, quando e como colocar

Currículo com foto: modelo, quando e como colocar

Beatriz Negreiros Gemignani
Atualizado em:

Mencionado em:

Está na dúvida se você deve ou não colocar foto no currículo? Ou não sabe onde e como pôr a sua foto no currículo?

Veja neste artigo quando que fazer um currículo com foto é vantajoso. Confira também diversos modelos de currículo com foto para usar e modificar. Saiba como deve ser a foto para currículo e veja as dicas essenciais para tirar a sua foto profissional.

Quer fazer um currículo profissional online e fácil? Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as seções do currículo com frases prontas.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

curriculo com fotoNÃO
curriculo com fotoSIM

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para download para Word ou PDF.

A foto é apenas um dos elementos do seu currículo. Confira os nossos guias sobre como preparar o currículo e passar uma boa imagem profissional:

Currículo com foto ou não?

Não é necessário colocar foto no currículo. Porém, se a vaga pretendida solicitar uma, faça um currículo com foto. No Brasil, não se recomenda fazer um currículo com foto, pois muitas empresas querem evitar discriminações na seleção.

Já em Portugal, por exemplo, é comum os currículos incluírem uma foto profissional. Então, se você está se perguntando “Devo colocar foto no currículo?”, saiba que isso é uma dúvida comum. A verdade é que a resposta depende de alguns fatores.

Para saber se o currículo precisa de foto, considere:

  1. Uma foto seria relevante para a sua profissão?
  2. A vaga de emprego pede para colocar foto?
  3. É comum colocar foto no currículo no país onde você deseja trabalhar?

Vamos analisar cada ponto. 

1. A foto é importante para a sua profissão?

Faça um currículo com foto no caso de profissões nas quais a aparência importa. Os setores que normalmente se beneficiam de um currículo com foto são: 

2. A vaga de emprego pede um currículo com foto?

O segundo ponto é saber o que a própria empresa solicita. Sempre leia a descrição da vaga de emprego para preparar um currículo personalizado para cada caso. Aqui é simples: a vaga pede um currículo com foto? Coloque-a. A vaga explicitamente solicita um currículo sem foto? Não a coloque. 

Se a vaga não der nenhuma instrução específica, considere por fim o terceiro ponto: 

3. Qual é o mais comum no país onde você deseja trabalhar?

Informe-se. Veja se no país onde você deseja trabalhar é de praxe colocar foto no currículo. Como mencionado, no Brasil em geral não se coloca foto no currículo. Apesar de não haver uma lei que proíba expressamente um currículo com foto, pode-se argumentar que a Lei n.° 9.029 prevê a proibição de qualquer prática discriminatória no acesso a um emprego.

Se você está fazendo um currículo para o exterior, pode usar a lista sobre formatos de CV ao redor do mundo da Universidade de Tilburg. Ela mostra em quais países é comum colocar uma foto. Na Europa, com a exceção do Reino Unido, você pode fazer um currículo com foto, assim como o modelo de currículo Europass. Já nos Estados Unidos e na Austrália, não se coloca foto no CV.

Se você quiser fazer um currículo com foto, veja a seguir como.

Como fazer um currículo com foto

Para fazer o seu currículo com foto, siga os seguintes passos:

  1. Escolha um local de fundo neutro e com uma boa iluminação;
  2. Vista-se de forma profissional, sem acessórios exagerados;
  3. Enquadre a foto do ombro para cima;
  4. Peça para alguém tirar a foto para você, se possível;
  5. Sorria de forma delicada;
  6. Tire a foto;
  7. Coloque a foto no topo do seu currículo.

Veja na sequência diversas opções para fazer currículo com foto.

1. Use um gerador de currículo com foto

A melhor opção para garantir uma foto bem formatada no seu curriculum vitae é usar um gerador de currículos. Basta selecionar a sua foto e ela será automaticamente inserida e ajustada no documento. Confira alguns modelos de currículo com foto.

Modelo de currículo com foto – profissional

FAZER CURRÍCULO ONLINEmodelo profissional de currículo com foto

Este modelo de currículo online com foto é ideal para passar uma imagem profissional. Escolha a cor e a organização das seções do currículo como preferir. Ao colocar a foto no currículo profissional, você pode ajustar o zoom e a parte que deseja usar.

Modelo de currículo com foto – moderno

FAZER CURRÍCULO ONLINEmodelo moderno de currículo com foto

Use este currículo para preencher e inserir foto com um visual moderno ao concorrer a vagas mais criativas. Destaque-se na multidão com este currículo moderno que reflete as últimas tendências.

Modelo de currículo com foto – original

FAZER CURRÍCULO ONLINEmodelo original de currículo com foto

Mostre a sua personalidade neste currículo online com foto, que distribui as suas informações em toda a página, facilitando encontrar as mais relevantes. O resumo do currículo original vem em destaque no topo.

Modelo de currículo com foto – simples

FAZER CURRÍCULO ONLINEmodelo simples de currículo com foto

Modelo de currículo simples com foto que apresenta as qualificações de forma direta e eficiente. Demonstre com este currículo que você possui a experiência profissional e habilidades no CV necessárias para o cargo.

2. Faça um currículo com foto no LinkedIn

Se você quiser evitar colocar foto no currículo brasileiro, uma alternativa é fazer o seu currículo online com foto no LinkedIn. Essa rede profissional pode ser inserida como modo de contato no seu currículo.

Segundo a organização Programaria, usar uma foto profissional em seu LinkedIn é obrigatório: aumenta as suas chances de ser notado e valorizado no mercado de trabalho. Caso você tenha optado por fazer um currículo sem foto, não deixe de colocar um link para o seu perfil no LinkedIn, onde o recrutador poderá consultar a sua fotografia.

3. Currículo com foto no Word

Você possui o pacote da Microsoft Office? Saiba que os modelos de currículo do Word possuem a opção de colocar uma foto. Não é tão fácil quanto usar um site para fazer currículo, pois o Word não ajusta automaticamente a sua foto.

Escolha um dos modelos de currículo grátis do Word para fazer seu currículo com foto. Lembre-se de editar o currículo e ajustar os espaços para ter um bom resultado final. Veja a seguir como inserir foto no currículo.

Como fazer currículo com foto no Word

Para colocar uma foto no seu currículo no Word, siga os passos abaixo:

  1. Clique no local onde você quer inserir a foto (de preferência, no topo do currículo);
  2. Na guia “Inserir”, clique em “Imagens” e escolha a sua foto profissional;
  3. Redimensione a sua foto arrastando uma das alças de canto;
  4. Verifique que a foto está bem configurada e em tamanho adequado.

Veja também como você pode fazer um currículo com foto em PDF.

4. Como fazer um currículo com foto em PDF?

Para fazer um currículo com foto online em PDF, use o gerador de currículos da LiveCareer. Você pode criar seu CV com foto e fazer o download do currículo em PDF, Word ou JPEG. Selecione uma foto profissional e deixe a ferramenta ajustá-la para você.

Quer garantir que você tem a melhor foto no seu currículo? Veja a seguir as dicas de foto para currículo.

Qual foto colocar no currículo?

A foto ideal para currículo é profissional, com fundo neutro e em local bem iluminado. Use uma foto atualizada. Tire uma foto com seu rosto centralizado, enquadrada com uma pequena parte dos ombros. Por fim, use uma foto com qualidade: bem visível, com foco ajustado e nítida.

Na foto do currículo pode sorrir? Sim, demonstre simpatia com um sorriso delicado. Lembre-se também de se vestir conforme a sua imagem profissional. Use roupas que você vestiria para trabalhar e evite usar acessórios chamativos ou maquiagem excessiva.

Onde colocar foto no currículo?

O mais recomendado é colocar a sua foto na parte superior do currículo. Se você usar um gerador de CVs, a sua foto será inserida no topo do currículo, podendo variar entre o centro e um dos lados conforme o modelo escolhido. No seu LinkedIn, a foto do currículo será a sua foto de perfil.

Com todas essas dicas e instruções, você está preparado para fazer o currículo com foto, caso seja o mais recomendado para a vaga de emprego desejada. E boa sorte!

Mesmo sem experiência você pode fazer um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, você encontrará dicas para seu curriculum vitae, feitas por profissionais especializados em recrutamento.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Obrigada por ler até o fim este artigo currículo com foto. Gostaria de tirar alguma dúvida? Ou tem dicas para compartilhar? Escreva nos comentários abaixo e responderemos o mais rápido possível.

Como revisamos o conteúdo na LiveCareer

Nossa equipe editorial revisou este artigo para verificar se está em conformidade com a política editorial da Livecareer. O intuito é garantir que nossas orientações e recomendações de especialistas estejam consistentes em todos os nossos guias de carreira e alinhadas com os padrões e tendências atuais sobre criação de currículos e cartas de apresentação. Recebemos a confiança de mais de 10 milhões de pessoas em busca de emprego, apoiando-os em seu caminho para encontrar o emprego dos sonhos. Cada artigo é precedido por pesquisa e apuração para garantir que nosso conteúdo responda às tendências e demandas atuais do mercado.

Escrito por

Beatriz Negreiros Gemignani
Beatriz Negreiros Gemignani

Beatriz é uma redatora de conselhos de carreira membro da Associação Profissional de Redatores de Currículos e Coaches de Carreira (PARWCC). Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, Beatriz é uma especialista em criação de currículos da LiveCareer, comprometida a oferecer orientações precisas e atuais para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.

Seguir

Avalie meu artigo:

Foto

Média:

Obrigado por votar!
5  (2 votos)

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Currículo perfeito

Mencionado em: