1. Qualificações para currículo: exemplos e o que colocar

Qualificações para currículo: exemplos e o que colocar

Beatriz Negreiros Gemignani
Atualizado em:

Mencionado em:

Você quer ter certeza de que preenche todas as seções de seu currículo com maestria, e isso inclui informar suas qualificações no currículo de forma correta. Não apenas correta, mas da melhor forma possível.

Este guia mostra o que colocar em qualificações no currículo, com 120 exemplos para você se inspirar conforme sua indústria e seu nível de atuação. Descubra como selecionar as qualificações certas para você.

Como disse Thomas Edison, “se fizéssemos todas aquelas coisas de que somos capazes, nós nos surpreenderíamos a nós mesmos”.

Quer fazer um currículo profissional online e fácil? Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as seções do currículo com frases prontas.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

exemplo de currículo com qualificaçõesNÃO
exemplo de currículo com qualificaçõesSIM

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para download para Word ou PDF.

As qualificações são apenas um dos elementos importantes em seu currículo. Fique atento ao que colocar no CV e conheça modelos de currículos para se inspirar:

Vamos começar pelo básico: descubra o que significa qualificações no currículo para saber quais colocar.

O que é qualificações no currículo?

As qualificações profissionais para currículo são os conhecimentos e habilidades do candidato necessários para exercer sua função. As qualificações podem ser adquiridas por meio de experiências e estudos, e são desenvolvidas ao longo da carreira.

Ao colocar qualificações no currículo, você deve demonstrar que possui a formação e as competências requeridas ou desejadas para a vaga. Claro, se você realmente as possuir – seja sempre honesto no currículo.

A verdade é que adquirimos diversas qualificações ao longo de nossa carreira, e devemos saber selecionar as mais importantes para destacar conforme a vaga de nosso interesse. Para isso, confira exemplos de qualificações para currículo e o que demonstram.

Qualificações para currículo: exemplos

Confira uma lista com 10 qualificações para colocar no currículo e fortalecer sua candidatura:

  • Iniciativa;
  • Criatividade;
  • Domínio de línguas estrangeiras;
  • Pacote Office;
  • Resolução de problemas;
  • Gestão de tempo;
  • Colaboração;
  • Liderança;
  • Gestão de projetos;
  • Adaptabilidade.

Como você pode ter notado, a lista acima reúne tanto hard skills, ou qualificações técnicas, quando soft skills, ou qualificações interpessoais. Frente à automação das profissões, ambas são muito importantes: os profissionais do futuro devem dominar competências digitais e, ao mesmo tempo, possuir habilidades sociais que os diferenciam de máquinas.

Acompanhe em detalhes o que são essas qualificações profissionais para currículo e quando você pode usá-las.

O que colocar no objetivo do currículo? Escreva um resumo de currículo perfeito seguindo as dicas do nosso gerador de currículos.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Iniciativa

A iniciativa é muito apreciada porque implica em ser proativo no seu desempenho, o que favorece tanto o profissional quanto a empresa. Se você se voluntaria para novos projetos e tarefas, ou enfrenta desafios procurando resolução para problemas, pode realçar a qualificação de iniciativa no seu CV pronto.

Criatividade

Ser criativo permite que você se diferencie de outros candidatos – por isso, é uma qualificação que vale a pena demonstrar durante o processo seletivo. A criatividade no trabalho pode significar propor inovações, seja nos processos ou nos produtos.

Domínio de línguas estrangeiras

Ter conhecimento ou fluência em outro idioma é uma grande vantagem no Brasil, onde apenas 5% da população fala inglês. Você pode ressaltar desde o objetivo do currículo que é um profissional bilíngue, e colocar nas qualificações o seu nível no idioma estrangeiro.

Pacote Office

Uma hard skill sempre em demanda, nos mais diversos setores, é saber trabalhar com as ferramentas do Microsoft Office. As que mais se destacam são o Excel, Word e PowerPoint. Dependendo da sua área, especifique sua qualificação em criar apresentações interativas com o PowerPoint, criar tabelas avançadas no Excel ou editar textos no Word.

Resolução de problemas

Para ser um profissional eficiente em resolução de problemas, você precisa demonstrar também outras qualificações necessárias para isso: pensamento analítico, tomada de decisão e resiliência. Afinal, resolver problemas é um processo, e será mais apreciado de acordo com a sua eficiência.

Gestão de tempo

Você quer que o recrutador veja suas qualificações de produtividade, planejamento, priorização de tarefas e organização? Tudo isso faz parte do bom gerenciamento do seu tempo. Se você organiza seu fluxo de trabalho, cumpre prazos e atinge metas, mencione essa qualificação no currículo.

Colaboração

Por mais independente que seu trabalho seja, você sempre terá que se comunicar com colegas, gerentes e outras equipes. Saber trabalhar em colaboração implica ser um profissional comunicativo, podendo se manifestar até mesmo em alguém que se dispõe a ajudar os colegas. O trabalho em equipe traz frutos para a empresa, criando um ambiente de trabalho saudável no qual se alcançam os objetivos da equipe.

Liderança

Não é necessário trabalhar em posição de líder ou gerente para desenvolver a qualificação de liderança. Você pode demonstrar liderança quando seus colegas contam com seu apoio para a tomada de decisões, ou quando você suscita a motivação nos outros. Se você trabalha como líder de equipe, pense em como inspira e guia sua equipe a alcançar metas.

Gestão de projetos

Uma qualificação que pode ser formalmente aprendida e desenvolvida com a experiência profissional. Explique como você sabe gerenciar projetos de forma eficiente: com a colaboração da equipe, organização das etapas e acompanhamento. Você também pode mencionar softwares de gestão que domine, como Microsoft Project, Jira e Asana.

Adaptabilidade

Você já encarou uma mudança como uma oportunidade? Essa é a atitude de um profissional com a qualificação de adaptabilidade. Frente à dinâmica e constante mudança do mercado de trabalho atual, é cada vez mais apreciado saber lidar com situações novas, sendo flexível e resiliente.

As 10 qualificações para currículo acima envolvem diversas habilidades profissionais, como você deve ter notado. Para saber quais qualificações colocar no currículo, você deve selecionar as mais relevantes. Veja a seguir como fazer isso.

O que colocar em qualificações no currículo

Coloque no currículo as suas principais qualificações para o cargo concorrido. Basta informar 5 ou 6 qualificações, incluindo tanto soft skills quanto hard skills. Isto é, mostre que você possui qualidades no currículo, ao mesmo tempo em que domina conhecimentos técnicos.

Quando se está na dúvida sobre o que colocar nas qualificações do currículo, siga os passos:

  1. Analise a vaga de emprego: leia a descrição e encontre todas as qualificações mencionadas, seja na descrição de suas responsabilidades ou na seção de requisitos;
  2. Pense no seu próprio histórico: quais qualificações você adquiriu nos estudos e em experiências? Faça uma lista;
  3. Compare a lista de suas qualificações com as desejadas pela vaga, e selecione aquelas que aparecem em ambas.

O método acima faz alusão a uma estratégia importantíssima: personalize seu curriculum vitae simples para cada vaga concorrida. Um profissional sempre possui diversas qualificações, mas colocar uma lista extensa não é recomendável. Seu CV deve ter foco para ser atrativo.

Dica valiosa: seja consistente no seu currículo. Em vez de apenas listar suas qualificações em uma seção específica, inclua-as também na seção sobre mim do CV e na descrição de suas experiências.

As qualificações para currículo serão diferentes em um CV sem experiência? Descubra a seguir.

O que colocar em qualificações no currículo de primeiro emprego

A seção de qualificações para currículo de primeiro emprego é ainda mais importante porque o candidato não possui experiência profissional. Se quiser, é possível fazer uma seção mais longa com suas qualificações no currículo, mas não passe de 10. Seu primeiro currículo deve idealmente ter apenas uma página.

Mesmo não tendo experiência laboral onde você teria desenvolvido suas qualificações, você terá adquirido competências nos estudos e em outros tipos de experiência, seja estágios, projetos ou até mesmo vivências no exterior. Considere todo o seu histórico na hora de selecionar suas qualificações.

Para se inspirar, confira uma lista de qualificações para currículo de primeiro emprego.

10 exemplos de qualificações para currículo de primeiro emprego

  • Trabalho em equipe;
  • Comunicação;
  • Foco em resultados;
  • Aprendizado contínuo;
  • Proatividade;
  • Excel avançado;
  • Gestão de redes sociais;
  • WordPress;
  • Edição de vídeo;
  • Inglês fluente.

Suas qualificações podem mostrar como você é um candidato forte para a vaga. No caso de vagas para iniciantes, coloque também suas certificações quando possível.

Como colocar qualificações no currículo

Coloque suas qualificações no currículo criando uma seção de “habilidades e qualificações”. Essa seção deve consistir em uma lista com suas 5 ou 6 principais qualificações. Você também pode detalhar seu nível de domínio em hard skills.

Por exemplo, ao colocar idiomas no currículo, classifique sua proficiência: inglês fluente, espanhol intermediário, francês básico ou japonês avançado. Ao mencionar conhecimentos de algum software, detalhe: conhecimento avançado de Excel, conhecimento básico de PowerPoint, certificação em AutoCAD.

Selecionar quais qualificações colocar no currículo também depende de sua área de atuação. Encontre abaixo mais exemplos para a sua indústria.

Qualificações profissionais para currículo: exemplos por setor

Ao escolher suas qualificações para o curriculum vitae, falamos em como você deve analisar a descrição da vaga concorrida e pensar no seu histórico de aprendizados e experiências. Outro ponto a se considerar são as qualificações mais comuns na sua área de atuação. Confira as listas a seguir.

Qualificações de vendedor para currículo

  • Negociação;
  • Prospecção de clientes;
  • Foco em metas;
  • Networking;
  • Planejamento;
  • Comunicação;
  • Atendimento ao cliente;
  • Fidelização de clientes;
  • Orçamentos de vendas;
  • SalesForce, PipeDrive e Hubspot CRM.

Para mais exemplos nesse setor, veja: Currículo para vendedor.

Qualificações para currículo administrativo

  • Resolução de conflitos;
  • Organização;
  • Proatividade;
  • Gestão de contabilidade;
  • Resiliência;
  • Tomada de decisões;
  • Domínio de Kanban Tool e Podio;
  • Pacote Office;
  • Banco de dados;
  • Gestão do tempo.

Para conhecer mais sobre um CV dessa profissão, veja: Currículo de administrador.

Qualificações para currículo de Jovem Aprendiz

  • Flexibilidade;
  • Criatividade;
  • Comprometimento;
  • Gestão de redes sociais;
  • Design gráfico;
  • SEO;
  • Pensamento lógico;
  • Pesquisar informações;
  • Trabalho em equipe;
  • Dinamismo.

Veja mais exemplos do que colocar nesse tipo de CV: Fazer currículo para Jovem Aprendiz.

Qualificações profissionais para currículo de auxiliar administrativo

  • Resolução de problemas;
  • Recepção;
  • Agendamento de reuniões;
  • Planejamento financeiro;
  • Organização;
  • Responsabilidade;
  • Softwares Conta Azul e Trello;
  • Adaptabilidade;
  • Autonomia;
  • Inglês fluente.

Inspire-se em mais exemplos: Currículo de assistente administrativo.

Qualificações para currículo de professor

  • Apresentações interativas com PowerPoint;
  • Aprendizagem contínua;
  • Tecnologia na sala de aula;
  • Metodologias ativas de ensino;
  • Organização do tempo de aula;
  • Paciência;
  • Empatia;
  • Liderança;
  • Escuta ativa;
  • Conhecimento de Libras.

Conheça mais sobre como fazer curriculum vitae do setor educacional: Currículo para professor e Currículo de pedagogia.

Qualificações para currículo de estágio em Direito

  • Iniciativa;
  • Pontualidade;
  • Raciocínio jurídico;
  • Oratória;
  • Memorização;
  • Flexibilidade;
  • Inovação;
  • Análise de dados;
  • Colaboração;
  • Pesquisa e análise de documentos legais.

Para mais detalhes sobre candidaturas a estágio, veja: Currículo para estágio.

Qualificações no currículo de advogado

  • Liderança;
  • Softwares Astrea e DataJuri;
  • Negociação;
  • Argumentação e persuasão;
  • Atualização constante;
  • Comunicação interpessoal;
  • Foco em objetivos;
  • Elaboração de contratos;
  • Análise crítica;
  • Experiência com PJe (processo judicial eletrônico).

Confira mais exemplos em: Currículo para advogado.

Qualificações no currículo de enfermeiro

  • Sentido de ética;
  • Transparência;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Prontuário eletrônico;
  • Administração de medicamentos;
  • Monitoramento dos sinais vitais;
  • Atendimento de urgência;
  • Sensibilidade;
  • Equilíbrio emocional;
  • Softwares Colmeia e SIGH.

Esteja bem preparado para vagas da área da enfermagem: Currículo para enfermeiro.

Qualificações no currículo de arquitetura

  • AutoCAD e Zwcad;
  • Modelagem 3D com SketchUp;
  • Criatividade;
  • Compatibilização de projetos;
  • Decoração de ambientes comerciais;
  • Software BIM;
  • Gestão de projetos;
  • Organização;
  • Visão holística;
  • Capacidade de abstração.

Veja mais exemplos para o setor em: Currículo para arquiteto.

Qualificações para currículo de designer

  • Edição de vídeos;
  • Edição de imagens;
  • Linguagens de programação;
  • Criação de logotipos;
  • Pacote Adobe;
  • Softwares CoreIDRAW e Designer Affinity;
  • Experiência em projetos de identidade visual;
  • Criação de posts para redes sociais;
  • Diagramação;
  • Inovação.

Espero que esses exemplos tenham te inspirado para colocar suas qualificações no currículo. Vá além desses e use seus novos conhecimentos sobre como encontrar as melhores qualificações profissionais para seu CV.

Mesmo sem experiência você pode fazer um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, você encontrará dicas para seu curriculum vitae, feitas por profissionais especializados em recrutamento.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Obrigada por ler este artigo sobre qualificações para currículo. Você ficou com alguma dúvida? Ou gostaria de compartilhar alguma dica? Escreva nos comentários abaixo e vamos conversar.

Como revisamos o conteúdo na LiveCareer

Nossa equipe editorial revisou este artigo para verificar se está em conformidade com a política editorial da Livecareer. O intuito é garantir que nossas orientações e recomendações de especialistas estejam consistentes em todos os nossos guias de carreira e alinhadas com os padrões e tendências atuais sobre criação de currículos e cartas de apresentação. Recebemos a confiança de mais de 10 milhões de pessoas em busca de emprego, apoiando-os em seu caminho para encontrar o emprego dos sonhos. Cada artigo é precedido por pesquisa e apuração para garantir que nosso conteúdo responda às tendências e demandas atuais do mercado.

Escrito por

Beatriz Negreiros Gemignani
Beatriz Negreiros Gemignani

Beatriz é uma redatora de conselhos de carreira membro da Associação Profissional de Redatores de Currículos e Coaches de Carreira (PARWCC). Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, Beatriz é uma especialista em criação de currículos da LiveCareer, comprometida a oferecer orientações precisas e atuais para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.

Seguir

Avalie meu artigo:

Qualificacoes

Média:

Obrigado por votar!
5  (1 votos)

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Currículo perfeito

Mencionado em: