1. Habilidades para currículo: 30 competências para colocar

Habilidades para currículo: 30 competências para colocar

Beatriz Negreiros Gemignani
Atualizado em:

Mencionado em:

Dominar técnicas de organização, saber trabalhar em equipe e ter fluência no uso do Excel são exemplos de habilidades e competências profissionais para currículo. Mas, como saber quais habilidades colocar no seu currículo? E como informar as suas competências do modo certo?

Veja neste artigo uma lista de 30 habilidades para colocar no currículo, uma explicação detalhada das principais e exemplos de frases de habilidades e competências para currículo. Descubra como colocar as habilidades para destacar o seu currículo.

Quer fazer um currículo profissional online e fácil? Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as seções do currículo com frases prontas.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

currículo com habilidadesNÃO
currículo com habilidadesSIM

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para download para Word ou PDF.

As habilidades são apenas uma das seções do seu curriculum vitae. Para dicas e orientações de como preencher o currículo completo, veja:

O que são habilidades e competências no currículo?

As habilidades e competências no currículo são as qualidades e capacidades importantes de um candidato para a sua área de atuação. Elas são adquiridas e desenvolvidas por meio de estudos e experiências profissionais. Exemplos de habilidades e competências incluem liderança e conhecimento de softwares.

As habilidades profissionais são essenciais para avançar na sua carreira, como explica a Universidade Federal do Espírito Santo. Por meio da seção de habilidades no currículo, você demonstra as suas qualificações no CV para o cargo.

Você gostaria de ver mais exemplos de habilidades para pôr no currículo? Confira a seguir 30 habilidades para currículo.

Habilidades para colocar no currículo

Coloque no seu currículo apenas as habilidades e competências que você domina e que são relevantes para a vaga desejada. Veja uma lista das 30 principais habilidades para currículo:

  1. Comunicação;
  2. Proatividade;
  3. Trabalho em equipe;
  4. Microsoft Office;
  5. Fluência em idiomas;
  6. Gestão de redes sociais;
  7. Organização;
  8. Flexibilidade;
  9. Linguagens de programação;
  10. Softwares de gestão de projetos;
  11. Resolução de problemas;
  12. Liderança;
  13. Planejamento;
  14. Gestão de tempo;
  15. Banco de dados;
  16. Gestão de contabilidade;
  17. Relacionamento interpessoal;
  18. Criatividade;
  19. Transparência;
  20. Softwares de Marketing;
  21. SEO;
  22. Iniciativa;
  23. Resiliência;
  24. Comprometimento;
  25. Design gráfico;
  26. Edição de vídeos;
  27. Sentido de ética;
  28. Pensamento analítico;
  29. Pensamento lógico;
  30. Pesquisar informações.

Escolher algumas habilidades que parecem interessantes e colocá-las em uma lista não é suficiente. Você precisa demonstrar essas competências em outras partes do currículo.

 

Veja a seguir mais detalhes sobre 10 habilidades valorizadas no currículo e quando colocá-las. Continue lendo para descobrir como colocar as habilidades no CV.

O que colocar no objetivo do currículo? Escreva um resumo de currículo perfeito seguindo as dicas do nosso gerador de currículos.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Exemplos de habilidades para currículos

Comunicação

A competência de comunicação é essencial para as mais variadas profissões, pois demonstra a capacidade de se expressar, ouvir e compartilhar ideias. É por meio de uma comunicação efetiva que você pode persuadir um cliente ou lidar com um conflito.

Se você é uma pessoa comunicativa, não hesite em colocar essa habilidade no currículo. Você pode enfatizar a comunicação escrita ou oral, ou a escuta ativa e o relacionamento humano. Vale para diversas áreas, como currículo de nutricionista e currículo de professor ou currículo de professor de educação infantil.

Proatividade

Um profissional proativo possui a capacidade de iniciativa e de resolver problemas com facilidade. Se você possui a habilidade de antecipar eventos e problemas, encontrando soluções para prevenir ou resolver as questões, coloque proatividade na sua lista de competências no currículo.

Diversas profissões necessitam de profissionais proativos para lidar com os desafios do dia a dia no trabalho. Por exemplo, ressalte essa habilidade em currículo de advogado, currículo de arquitetura e currículo de recepcionista.

Trabalho em equipe

Saber se relacionar com os colegas, parceiros e clientes é uma habilidade que traz eficiência ao seu trabalho. Além disso, a colaboração reflete um ambiente profissional saudável, no qual todos contribuem para atingir os objetivos.

Mostrar que você domina a habilidade de trabalhar ao lado de outras pessoas é desejável tanto em um currículo de primeiro emprego, quanto para profissionais experientes em cargos de liderança.

Microsoft Office

Possuir conhecimentos das ferramentas do pacote Office é uma competência altamente desejada nos dias de hoje. Afinal, usar o Excel, o Word e o PowerPoint, por exemplo, faz parte da rotina de trabalho de diversas empresas.

Caso você possua nível básico ou avançado nos programas da Microsoft Office, especifique em seu currículo. Isso vale para diversas profissões, como em currículo de auxiliar administrativo ou currículo de analista financeiro.

Fluência em idiomas

No mundo cada vez mais globalizado em que vivemos, é altamente recomendável colocar o seu nível de fluência em idiomas estrangeiros no currículo. Você pode até mesmo fazer uma seção dedicada para idiomas.

Coloque sua competência em idiomas para qualquer área, principalmente quando requisitado pela vaga desejada. Por exemplo, em currículo de farmacêutico e currículo de vendedor.

Gestão de redes sociais

Outra competência do mundo moderno, o conhecimento de redes sociais é útil em todo tipo de organização que queira florescer em nossa economia digital. Se você possui conhecimento de utilização e gestão de redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, vale ressaltar no seu currículo.

Note que esta competência envolve criar e divulgar perfis corporativos, e não um perfil pessoal. Pode ser relevante, por exemplo, em currículo de social media e currículo de RH.

Organização

A habilidade de organização é essencial em qualquer profissional, na medida em que aumenta a eficiência e clareza do trabalho. Você pode especificar suas principais competências de organização, como a gestão de tempo e o planejamento.

Considere sempre colocar sua capacidade de organização no currículo, principalmente para trabalhos administrativos, como em currículo de secretária e currículo de administrador de escritório.

Flexibilidade

Esta habilidade demonstra a sua adaptabilidade diante do imprevisto e preparo para lidar com novas situações e desafios. Ser flexível também implica saber manter a qualidade de seu trabalho independente das mudanças.

Especialmente desejável em ambientes de trabalho que mudam rapidamente, ressalte sua flexibilidade no CV de diversas áreas, como em currículo de enfermagem e currículo de motorista.

Linguagens de programação

Não é uma competência requisitada para a maior parte das profissões, mas se você for um profissional autodidata que se interessa por habilidades de codificação, não deixe de valorizar isso no seu currículo. Vale incluir desde linguagens mais básicas como HTML e CSS, até as mais solicitadas como JavaScript, MySQL e Angular.

Além de ser uma parte essencial de um currículo de programador, coloque suas competências de linguagens de programação em currículo de copywriter ou currículo de contador, por exemplo.

Softwares de gestão de projetos

O uso de ferramentas colaborativas e de gerenciamento de projetos é uma habilidade cada vez mais apreciada. Se você já tiver experiência com algum desses softwares, coloque no currículo. Isso inclui, por exemplo, Jira, Kanban Tool, Asana, Trello, Microsoft Project e Podio.

Esse conhecimento pode ser requisitado em posições de liderança, mas também vale colocar em currículo de qualquer nível de atuação. Por exemplo, em currículo de pedagogia ou currículo de telemarketing.

Agora que você já sabe  quais competências e qualificações profissionais incluir no currículo, descubra onde e como informar as suas habilidades.

Como colocar competências no currículo

Para colocar suas habilidades no currículo, faça uma seção de “habilidades e competências”. Liste apenas 5 ou 6 habilidades, alinhando suas principais competências com os requisitos da vaga desejada.

Dê um passo a mais e demonstre possuir essas habilidades em outras seções do seu currículo. É importante passar uma ideia de unidade entre as diferentes seções do CV:

  • Na descrição de sua experiência profissional, mencione as habilidades que você usou para alcançar suas conquistas;
  • No resumo ou objetivo do currículo, ressalte suas principais competências desenvolvidas nos estudos ou em experiências laborais.

Confira as frases de habilidades e competências para currículo nos exemplos abaixo. Ilustramos com um currículo de publicitário, apresentando as seções de “Habilidades e competências”, “Experiência profissional” e “Resumo do currículo”.

Exemplo de habilidades no currículo: seção de competências

Habilidades e competências

  • Proatividade;
  • Gestão de tempo;
  • Trabalho em equipe;
  • Gestão de redes sociais;
  • Asana;
  • HubSpot.

Exemplo de habilidades de currículo: experiência de trabalho

Experiência profissional

Redatora publicitária

Agência Paládio, Florianópolis, SC

Outubro de 2021 – Atual

  • Planejei e executei 20 campanhas publicitárias por trimestre, em colaboração com uma equipe multidisciplinar;
  • Organizei o cronograma dos projetos usando Asana e identifiquei os pontos fracos, reduzindo em 30% o tempo de produção das peças;
  • Trabalhei com designers, fotógrafos e produtores de vídeos no desenvolvimento de peças publicitárias;
  • Desenvolvi textos persuasivos e gerenciei as publicações usando ferramentas de automação de marketing do HubSpot;
  • Aumentei em 20% as conversões das campanhas de marketing dos clientes.

Exemplo de habilidades no currículo: resumo profissional

Publicitária proativa com 3 anos de experiência. Em meu emprego atual, colaboro com uma equipe multidisciplinar para planejar e executar campanhas publicitárias. Ano passado, usei as minhas habilidades de gestão de tempo e resolução de problemas para reduzir em 30% o tempo de produção das peças e aumentar em 20% os resultados. Meu objetivo é alcançar resultados ainda mais expressivos na Agência Ouro ao otimizar processos.

Note como o candidato acima demonstra as habilidades listadas na seção de experiência profissional, além de reforçá-las no resumo do currículo. Por exemplo:

  • A proatividade pela sua iniciativa e resolução de problemas, reduzindo até mesmo o tempo de produção;
  • A gestão de tempo desenvolvida com a organização de cronogramas de publicações de marketing;
  • O trabalho em equipe ilustrado pela colaboração com diversos profissionais no desenvolvimento de peças publicitárias;
  • O uso dos softwares Asana e HubSpot para a gestão de projetos e automação de marketing.

Siga o modelo e exemplifique como você adquiriu e desenvolveu suas principais habilidades profissionais para currículo, conforme o cargo desejado. E se você ainda não possui experiência profissional? Veja a seguir.

Habilidades para currículo de primeiro emprego

Você está fazendo seu primeiro currículo e ainda não teve experiências de trabalho onde teria desenvolvido habilidades profissionais? Mesmo que esse seja o caso, você com certeza adquiriu e desenvolveu diversas habilidades durante os estudos e em outras vivências.

Para saber quais habilidades colocar no currículo sem experiência, analise a descrição da vaga. As competências requeridas para uma vaga podem ser bem específicas, e se você de fato as possuir, liste-as no seu currículo.

Veja um exemplo de seção de habilidades para um currículo de primeiro emprego.

Exemplo de habilidades para currículo de primeiro emprego

  • Gestão do tempo;
  • Dinamismo;
  • Sentido de responsabilidade;
  • Pacote Office;
  • WordPress;
  • Inglês avançado.

Assim como no exemplo, lembre-se de colocar tanto soft skills quanto hard skills. Descubra a seguir a diferença.

Soft skills e hard skills: quais habilidades colocar no currículo?

É importante equilibrar a sua seção de habilidades no currículo com soft skills e hard skills. Veja o que é cada tipo de habilidade:

Soft skills: habilidades interpessoais, socioemocionais e comportamentais, como comunicação, organização e proatividade. São muitas vezes consideradas habilidades espontâneas e aptidões, mas elas causam grande impacto na qualificação profissional e podem ser desenvolvidas por meio de cursos, treinos e experiências.

Hard skills: competências técnicas, como programação, edição de vídeo e conhecimentos de Excel. Esse tipo de competência deve ser aprendida, seja em cursos ou de forma autodidata. 

Valorize no seu currículo as suas habilidades interpessoais e competências técnicas fundamentais para o exercício da sua função.

Dica valiosa: soft skills também são importantes para gestores. Um estudo revelou a necessidade de gestores conciliarem competências técnicas com as competências interpessoais.

Portanto, não coloque apenas as suas competências técnicas no currículo. Os recrutadores também estão interessados em ver nas suas qualidades no currículo. Você pode informar 3 soft skills e 3 hard skills.

Mesmo sem experiência você pode fazer um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, você encontrará dicas para seu curriculum vitae, feitas por profissionais especializados em recrutamento.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Obrigada por ler este guia sobre as habilidades para currículo. Você ficou com alguma dúvida? Ou gostaria de compartilhar alguma dica? Escreva nos comentários abaixo e responderemos o mais rápido possível.

Como revisamos o conteúdo na LiveCareer

Nossa equipe editorial revisou este artigo para verificar se está em conformidade com a política editorial da Livecareer. O intuito é garantir que nossas orientações e recomendações de especialistas estejam consistentes em todos os nossos guias de carreira e alinhadas com os padrões e tendências atuais sobre criação de currículos e cartas de apresentação. Recebemos a confiança de mais de 10 milhões de pessoas em busca de emprego, apoiando-os em seu caminho para encontrar o emprego dos sonhos. Cada artigo é precedido por pesquisa e apuração para garantir que nosso conteúdo responda às tendências e demandas atuais do mercado.

Escrito por

Beatriz Negreiros Gemignani
Beatriz Negreiros Gemignani

Beatriz é uma redatora de conselhos de carreira membro da Associação Profissional de Redatores de Currículos e Coaches de Carreira (PARWCC). Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, Beatriz é uma especialista em criação de currículos da LiveCareer, comprometida a oferecer orientações precisas e atuais para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.

Seguir

Avalie meu artigo:

Habilidades

Média:

Obrigado por votar!
4.67  (3 votos)

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Currículo perfeito

Veja artigos similare

Mencionado em: