Crie seu currículo profissional
Escolaridade no currículo: como colocar com exemplos
Essas empresas contrataram nossos clientes:**
Como colocar a escolaridade no currículo do jeito certo? Saber responder a essa pergunta é essencial. Mesmo que a formação não seja seu principal destaque, é um dos primeiros dados avaliados pelos recrutadores.
Neste guia, explico como preencher a escolaridade no currículo com um passo a passo simples: sem faltar nada importante, nem exagerar nas informações. Também facilito sua vida com exemplos prontos para diferentes tipos de escolaridade.
É só encontrar o caso que mais se parece com o seu para ter sua escolaridade no currículo em um piscar de olhos!
Quer fazer um currículo profissional online e fácil? Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as seções do currículo com frases prontas.
O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para download para Word ou PDF.
A escolaridade é um elemento essencial do seu currículo, mas veja também guias completos sobre como fazer um currículo e modelos prontos:
- Currículo simples em PDF
- Modelo de currículo moderno
- Como fazer um currículo perfeito
- Currículo pronto do Word
- Curriculum vitae Word
- Currículos atuais
- Como fazer currículo pelo celular
- Curriculum vitae em Word com download grátis
- Tipos de currículos
- Melhor app para fazer currículo
Vamos começar respondendo o que mais interessa sobre escolaridade no currículo:
Como colocar escolaridade no currículo
Coloque seu grau de escolaridade (começando pelo mais alto) em uma seção específica para “educação” no currículo. Informe o nome do curso, a instituição de ensino e a cidade, assim como as datas de início e fim (ou previsão de conclusão, se estiver cursando).
Siga o passo a passo para colocar a escolaridade no currículo:
- Faça uma seção para escolaridade no CV, chamando-a de “Formação acadêmica” ou “Educação”;
- Comece por sua última formação e siga em ordem cronológica decrescente;
- Escreva na primeira linha o grau e o nome do curso (ex.: “Graduação em Economia”, “Ensino Médio”);
- Coloque na segunda linha o nome da instituição de ensino (ex.: “Universidade Estadual de Campinas”, “Colégio Porto”) e a localização (cidade e sigla do estado);
- Informe o período do curso, bastando o ano de início e de fim (ou a previsão).
Isso é tudo que você precisa colocar. Recomendo informar mais detalhes apenas se você estiver fazendo um currículo de primeiro emprego ou se sua formação for o dado mais relevante para a vaga buscada.
Dicas de personalização: além de seguir a lógica de um currículo cronológico começando por sua última formação, você também pode colocar no topo seu nível de escolaridade mais alto, mesmo que obtido antes de outra formação. Outra opção é destacar primeiro a formação mais relevante para a vaga.
Se você ainda está com a dúvida “o que é escolaridade no currículo?”, eu explico:
O que significa escolaridade no currículo
Um dado básico que recrutadores precisam avaliar em seu curriculum vitae é qual nível de educação você possui. Essa é a escolaridade no currículo: se você completou (ou está cursando) o ensino fundamental, médio, uma graduação ou pós, ou cursos técnicos.
Isso nos leva a um esclarecimento:
Formação acadêmica ou escolaridade no currículo
Quando falamos em um currículo, podemos considerar a formação acadêmica e a escolaridade como o mesmo dado. Os nomes mais comuns para essa seção do CV são “Educação” ou “Formação acadêmica”, e nela você deve informar sua escolaridade.
Lembre-se: sua educação é um dado importante de informar no currículo pronto. Segundo o IBGE, em 2024, 56% das pessoas com 25 anos ou mais no Brasil concluíram pelo menos o Ensino Médio, o maior percentual já registrado desde 2016 (46,2%).
Saiba como a educação é vista do ponto de vista do recrutador:
A escolaridade é levada em consideração na triagem do currículo especialmente quando é um requisito da vaga, por exemplo, para cargos que exigem formação superior específica. Nesses casos, é um dos primeiros aspectos que avaliamos. Embora a experiência relevante na área possa, em alguns casos, se sobrepor à formação acadêmica, a escolaridade continua sendo um diferencial importante, sobretudo para vagas que exigem base técnica ou qualificações formais.
Portanto, saiba como informar sua escolaridade corretamente:
O que colocar em escolaridade no currículo
Coloque os seguintes dados sobre sua escolaridade no currículo:
- Grau de escolaridade: ensino fundamental, médio, superior (graduação, licenciatura, bacharelado, mestrado, MBA, especialização, doutorado), curso técnico;
- Nome do curso: como “Engenharia da Computação” e “Técnico em Análises Clínicas”. Não se coloca para o nível fundamental ou médio;
- Nome da instituição de ensino: universidade, escola ou instituição técnica. Colocar o nome da faculdade é opcional, sendo preferível a universidade;
- Localização: coloque a cidade e a sigla do estado;
- Período: ano de início e de fim (ou da previsão de conclusão, para cursos em andamento). Informe os meses apenas para cursos de duração menor de um ano ou quando tiveram início e/ou fim fora do período comum letivo.
Na sequência, veja como todos esses dados ficam na prática.
O que colocar no objetivo do currículo? Escreva um resumo de currículo perfeito seguindo as dicas do nosso gerador de currículos.

Escolaridade no currículo: exemplos
Preparei exemplos para ilustrar como colocar a escolaridade no currículo para diversos casos. Encontre o que melhor se adequa à sua situação e basta mudar com seus dados.
Como colocar a escolaridade no currículo: Ensino Médio
Ensino Médio
Colégio Atlântico, Piracicaba, SP
2021 – 2023
Para destacar que você completou o Ensino Médio, pode também escrever na primeira linha “Ensino Médio completo”. Se você tem o médio, não informe o ensino fundamental. E se tem ensino superior, não informe o médio.
Como colocar no currículo a escolaridade incompleta
Essa é uma dúvida comum sobre escolaridade no currículo de Jovem Aprendiz, que, em geral, busca iniciar a carreira profissional enquanto completa os estudos.
Quando seu curso está em andamento, basta colocar na data de fim “atual” ou “em andamento” e a previsão de conclusão. Veja o exemplo para um currículo de professor de Educação Infantil:
Licenciatura em Pedagogia
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
2025 – Em andamento (previsão de conclusão: 2028)
Caso você tenha trancado ou interrompido o curso, informe até qual semestre você cursou. Veja em detalhes em: Como informar faculdade incompleta no currículo. Conheça também os desafios e oportunidades da transição dos estudos para o trabalho.
Escolaridade no currículo: Graduação
Exemplo em um currículo de professor de Ensino Fundamental:
Licenciatura em Biologia
Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR
2019 – 2022
Confira também um exemplo para currículo de administrador:
Graduação em Administração
Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
2021 – 2024
Veja um exemplo para um CV de enfermagem:
Bacharelado em Enfermagem
Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG
2018 – 2022
Escolaridade no currículo: Pós-graduação
Separei exemplos para currículo de ator, currículo de pedagogia e currículo de contador:
Mestrado em Artes Cênicas
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA
2022 – 2023
Doutorado em Educação (com ênfase em Currículo e Avaliação)
Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF
2021 – 2024
MBA em Finanças Corporativas e Controladoria
Insper, São Paulo, SP, Brasil
2020 – 2022
Escolaridade no CV: curso de especialização
Trouxe um exemplo para currículo de babá:
Curso de Cuidador Infantil
SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Belém, PA
Fevereiro de 2020 – Novembro de 2020
Saiba mais em: Como colocar cursos no currículo.
Escolaridade no curriculum vitae: cursos técnicos
Confira o exemplo para currículo de eletricista:
Técnico em Eletrotécnica
Instituto Federal de Goiás (IFG), Goiânia, GO
2020 – 2022
A modalidade de educação profissional e tecnológica (EPT) teve o número de matrículas quase triplicado: passou de 1,5 milhão em 2023 para 2,6 milhões em 2024.
Se você faz parte desse número, ressalte no currículo sua formação técnica integrada ao Ensino Médio, ou sua participação em EPT. Assim você pode destacar suas competências práticas e seu foco na capacitação profissional.
Você já sabe como preencher escolaridade no currículo para os mais diversos tipos de cursos. Falta saber como usar essa seção para mostrar seu diferencial.
Use a sua escolaridade no currículo para se destacar
Em geral, a escolaridade no currículo simples deve conter apenas os dados básicos como nos exemplos acima. Mas em duas situações vale a pena ir além:
- Você está fazendo um currículo sem experiência profissional;
- Sua formação é sua qualificação do CV mais alinhada à vaga.
Se você se encaixa em pelo menos um desses casos, inclua mais informações sobre sua escolaridade em bullet points, enfatizando, por exemplo:
- Trabalhos acadêmicos (TCC, iniciação científica);
- Realização de projetos de pesquisa ou extensão;
- Prêmios e reconhecimentos (como bolsa de estudo);
- Participação em eventos acadêmicos;
- Matérias cursadas relevantes para a vaga;
- Publicação de artigos ou trabalhos;
- Média acadêmica (se for alta).
Você também pode mencionar habilidades no currículo que você tenha desenvolvido com suas atividades extracurriculares. Faça, assim, um CV que passa unidade entre as diferentes seções.
Mesmo sem experiência você pode fazer um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, você encontrará dicas para seu curriculum vitae, feitas por profissionais especializados em recrutamento.

Obrigada por ler este guia sobre escolaridade no currículo. Essa é uma das seções essenciais para seu currículo ser notado.
Como revisamos o conteúdo na LiveCareer
Nossa equipe editorial revisou este artigo para verificar se está em conformidade com a política editorial da LiveCareer. O intuito é garantir que nossas orientações e recomendações de especialistas estejam consistentes em todos os nossos guias de carreira e alinhadas com os padrões e tendências atuais sobre criação de currículos e cartas de apresentação. Recebemos a confiança de mais de 10 milhões de pessoas em busca de emprego, apoiando-os em seu caminho para encontrar o emprego dos sonhos. Cada artigo é precedido por pesquisa e apuração para garantir que nosso conteúdo responda às tendências e demandas atuais do mercado.
Escrito por

Beatriz é uma redatora de conselhos de carreira membro da Associação Profissional de Redatores de Currículos e Coaches de Carreira (PARWCC). Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, Beatriz é uma especialista em criação de currículos da LiveCareer, comprometida a oferecer orientações precisas e atuais para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.
Avalie meu artigo:
Escolaridade
Média:
Quer criar um currículo profissional?
Teste nosso gerador de currículos
Veja artigos similares

Currículo ou curriculum: qual é o certo e como se escreve
Descubra se o certo é currículo ou curriculum – ou CV? Veja como se escreve currículo ou curriculum para você não ter erros na sua candidatura a uma vaga.

Como fazer currículo no Word pelo celular, PC ou online
Veja o passo a passo sobre como fazer currículo no Word de modo simples. Descubra também como fazer um currículo no Word pelo celular ou online.

Resumo profissional pronto para currículo: 15 exemplos
Veja como fazer um resumo profissional que fisga o recrutador. Siga os passos ao escrever seu resumo para currículo e inspire-se em 15 exemplos prontos.
Essas empresas contrataram nossos clientes:**