1. Formação acadêmica no currículo: exemplos e como colocar

Formação acadêmica no currículo: exemplos e como colocar

Carmen Peel
Atualizado em:

Mencionado em:

Melhor do que pendurar um diploma na parede é colocá-lo no currículo e sentir que novas portas irão se abrir para você. A formação acadêmica no currículo prova o seu conhecimento e habilidade para conquistar a vaga de emprego tão sonhada.

Veja neste artigo o que é a seção de formação acadêmica no currículo e como colocar sua educação, além de exemplos para pós-graduação, ensino médio e faculdade cursando ou interrompida.

Quer fazer um currículo profissional online e fácil? Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as seções do currículo com frases prontas.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

exemplo de currículo com formação acadêmicaNÃO
exemplo de currículo com formação acadêmicaSIM

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para download para Word ou PDF.

Procurando mais dicas para fazer seu currículo? Confira alguns artigos semelhantes:

O que é formação acadêmica no currículo?

A formação acadêmica do currículo é a seção que exibe sua educação relevante para a profissão. Ela pode incluir títulos de graduação, cursos e conhecimentos obtidos em instituições de ensino como faculdade/universidade, escolas ou centros educacionais. 

A escolaridade pode variar dependendo do nível profissional e cargo desejado. Se possuir um histórico acadêmico longo, mencione apenas os títulos mais relevantes para a vaga específica à qual estiver se candidatando.

Tipos de formação acadêmica

O sistema educacional no Brasil é dividido em três etapas de educação básica e dois graus de educação superior: graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnologia) e pós-graduação (mestrado ou doutorado). Entenda como esses níveis educacionais funcionam no currículo e quais colocar dependendo da sua formação acadêmica.

Ensino Fundamental

No Brasil, a educação básica inclui 3 anos de ensino médio após o fundamental (antigo 1º grau), mas isso não significa que é preciso ter ensino médio completo ou superior para trabalhar. Algumas profissões requerem mais habilidades valiosas do que uma formação oficial, como no currículo para vendedor, currículo de motorista ou currículo de vigilante.

Ensino Médio

Assim como o fundamental, o ensino médio permite acesso a diversas oportunidades no mercado de trabalho. Se você está cursando o ensino médio e já quer procurar um emprego, faça um currículo de estudante. Se tiver concluído o ensino médio, mas iniciado um curso superior, prefira indicar apenas que está cursando a faculdade no currículo.

Ensino Técnico

O ensino técnico no currículo pode ser tanto o integrado ao ensino médio quanto um curso técnico profissionalizante realizado em outro momento. Indivíduos com ensino técnico têm chances melhores no mercado de trabalho, por isso, indique essa especialização na seção de formação acadêmica do currículo, se for o seu nível educacional mais alto. 

Confira um modelo de currículo para técnico de enfermagem.

Graduação

Existem três graduações universitárias no Brasil: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Todas permitem acesso ao mercado de trabalho especializado, mas têm objetivos e durações diferentes. Profissionais bacharéis possuem conhecimento generalista e estudam por uma média de 4 anos, assim como licenciados, que são dedicados à docência, enquanto tecnólogos têm maior foco prático e podem se formar em 2 ou 3 anos. 

Se estiver procurando emprego durante a graduação, aprenda a fazer um currículo para estágio.

Pós-graduação

A pós-graduação pode ser do tipo lato sensu (ampla, mais voltada à carreira e conhecimentos complementares) ou stricto sensu (específica, mais comum na pesquisa acadêmica) e é um grande diferencial no currículo profissional. Esse grau inclui pós-graduações (certificado), mestrados e doutorados.

Mestrado

O mestrado pode ser tanto uma formação lato sensu como stricto sensu, dependendo da intenção do mestrando. Os cursos de MBA (Master in Business Administration, ou Mestrado em Administração de Empresas), por exemplo, são altamente procurados por profissionais que querem atualizar o currículo e aumentar seus conhecimentos na área de gestão e visão corporativa.

Doutorado

Profissionais doutores são mais comumente dedicados à pesquisa acadêmica e docência em universidades. Ao chegar neste nível profissional, o currículo de professor pode abranger novas informações, como publicações, vínculos, áreas de atuação, projetos, orientações e mais. 

Caso queira se candidatar a vagas em universidades, bolsas para pesquisa ou precisar exibir a sua trajetória acadêmica para outro fim, veja também como fazer o currículo Lattes.

O que colocar no objetivo do currículo? Escreva um resumo de currículo perfeito seguindo as dicas do nosso gerador de currículos.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Como colocar a formação acadêmica no currículo

Escreva sua seção de formação acadêmica seguindo esta estrutura:

  1. Grau (médio/técnico/bacharelado) e título do curso, se houver (como “administração” ou “ciências da computação”);
  2. Ano de início e conclusão (ou ano de conclusão prevista);
  3. Nome da instituição de ensino e localidade (cidade e estado).

Formação acadêmica no currículo: exemplo 

Pós-graduação em Comunicação Midiática

Conclusão prevista: 2026

Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Bacharelado em Jornalismo

2020 – 2024

Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Essas informações são suficientes no currículo de profissionais que já atuam na área. Se estiver fazendo um currículo sem experiência, ofereça mais detalhes sobre sua educação, como projetos realizados, notas e conquistas acadêmicas.

Exemplo de formação acadêmica cursando faculdade no currículo 

Bacharelado em Jornalismo

Previsão de conclusão: dezembro/2024

Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

  • Média acadêmica: 9;
  • Primeiro lugar no concurso de escrita da universidade em 2023;
  • 15 artigos publicados no jornal universitário;
  • Trabalho de conclusão de curso “Adversidades no Jornalismo durante a Pandemia”.

Educação no currículo: Ensino Médio completo 

Ensino Médio

2021 – 2024

Escola Estadual Machado de Assis, São Roque, SP

  • Nota média: 8,75;
  • Participação na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática) dois anos seguidos;
  • Domínio de comunicação escrita;
  • Altas habilidades de informática (Pacote Office e sistemas operacionais Microsoft).

Se você não possuir formação acadêmica ou se estiver tentando mudar de área e sua educação não for compatível com o cargo desejado, pode compensar ressaltando outras informações do currículo.

Descubra mais sobre o que colocar no currículo para se destacar.

O que colocar no CV se não tiver formação acadêmica

Falta de educação formal não necessariamente significa falta de preparação para o mercado de trabalho. Estudos indicam que habilidades pessoais e aprendizagem ativa serão essenciais para profissionais do futuro

Se você iniciou uma graduação, mas teve que interrompê-la (trancamento de matrícula ou desistência), pode mencionar essa informação no currículo se a considerar realmente relevante para o recrutador.

Exemplo de formação acadêmica interrompida no currículo

Bacharelado em Jornalismo

(Incompleto: cursado até o 5º período)

Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

  • Média acadêmica: 9,5;
  • Primeiro lugar no concurso de escrita da universidade em 2023;
  • 10 artigos publicados no jornal universitário;
  • Projeto “Tendências Midiáticas no Período de Eleição Presidencial” (nota 10).

Alguns tipos de currículo são mais úteis para profissionais com trajetórias não convencionais. Se não possuir formação, considere fazer um currículo funcional, oferecendo mais descrições sobre suas habilidades e competências.

Dicas para escrever a seção de educação do currículo

Depois de criar sua seção de educação, siga mais algumas recomendações para ter um currículo perfeito:

  • Complemente sua formação. Além da educação tradicional, você também pode colocar cursos no currículo e outras especializações nas quais adquiriu conhecimentos importantes.
  • Descreva seus resultados. Para valorizar sua formação, utilize frases para currículo, descrevendo atividades ou projetos realizados, resultados alcançados e outros feitos relevantes que agreguem valor ao seu currículo.
  • Capriche na aparência e organização do CV. Ter as informações necessárias é essencial, mas não se esqueça de garantir que elas estão apresentadas da melhor forma possível. Veja modelos de currículo pronto para editar.
  • Equilibre o tamanho das seções. Alguns itens de educação também podem ser mencionados em outras partes do CV. Se possuir graduação e pós, por exemplo, coloque outros cursos realizados na seção de informações adicionais para não exagerar na formação acadêmica.
  • Destaque suas conquistas. Após escrever sua formação acadêmica e as outras seções do currículo, selecione os pontos mais positivos de cada uma para escrever o objetivo profissional ou resumo do currículo.

Juntando as orientações deste artigo com essas dicas extras, você deve conseguir escrever uma seção de formação acadêmica pronta para incluir no currículo.

Mesmo sem experiência você pode fazer um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, você encontrará dicas para seu curriculum vitae, feitas por profissionais especializados em recrutamento.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Espero que este artigo tenha esclarecido tudo sobre formação acadêmica no currículo. Se quiser consultar alguma dúvida, deixe um comentário no fim da página. Obrigada!

Como revisamos o conteúdo na LiveCareer

Nossa equipe editorial revisou este artigo para verificar se está em conformidade com a política editorial da LiveCareer. O intuito é garantir que nossas orientações e recomendações de especialistas estejam consistentes em todos os nossos guias de carreira e alinhadas com os padrões e tendências atuais sobre criação de currículos e cartas de apresentação. Recebemos a confiança de mais de 10 milhões de pessoas em busca de emprego, apoiando-os em seu caminho para encontrar o emprego dos sonhos. Cada artigo é precedido por pesquisa e apuração para garantir que nosso conteúdo responda às tendências e demandas atuais do mercado.

Escrito por

Carmen Peel
Carmen Peel

Carmen é especialista em carreira e redatora de currículos profissionais. É linguista e possui experiência em escrita, tradução e revisão. Seu objetivo é facilitar a jornada de pessoas que buscam novas oportunidades em suas carreiras.

Seguir

Avalie meu artigo:

Formacao academica

Média:

Obrigado por votar!
5  (1 votos)

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Currículo perfeito

Veja artigos similare

Mencionado em: