1. Currículo ou curriculum: qual é o certo e como se escreve

Currículo ou curriculum: qual é o certo e como se escreve

Beatriz Negreiros Gemignani
Atualizado em:

Mencionado em:

Uma dúvida que pode surgir é como chamar o documento com seu histórico profissional para se candidatar a vagas de emprego. Currículo ou curriculum? Como se escreve corretamente e qual você deve usar?

Veja neste artigo as respostas a essas perguntas e saiba como usar o nome correto. Tire todas as suas dúvidas sobre cada um desses termos e acompanhe ainda um exemplo de currículo (ou curriculum?) ideal.

Quer fazer um currículo profissional online e fácil? Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as seções do currículo com frases prontas.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

modelo de currículo ou curriculum vitaeNÃO
modelo de currículo ou curriculum vitaeSIM

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para download para Word ou PDF.

Está procurando orientações e dicas profissionais para fazer seu currículo? Confira os guias:

Currículo ou curriculum: qual o certo?

Você pode usar tanto “currículo” quanto “curriculum”, ambas as expressões existem. Mas, o correto é usar “curriculum” junto com “vitae”: curriculum vitae. Escreva curriculum vitae em itálico ou entre aspas, porque é uma expressão em latim. A diferença com “currículo” é que este é o termo aportuguesado.

Hoje em dia é mais comum usar “currículo”, sempre com acento agudo na segunda sílaba. Até mesmo alguns gramáticos preferem o uso do termo em português, segundo o Dicionário Online de Português. Ainda assim, não há nenhum problema se você preferir nomear seu documento como curriculum vitae.

Diferente do Brasil, em Portugal é mais comum usar curriculum vitae. Apesar de currículo também ser de uso comum no continente europeu, eles priorizam a nomenclatura mais tradicional. Afinal, de onde vem essa expressão em latim?

O que significa curriculum vitae?

A origem etimológica da locução latina “curriculum vitae” é “percurso de vida”, conforme o Dicionário Priberam. Afinal, em seu currículo ou curriculum vitae você descreve todas as suas principais realizações profissionais.

Curiosidade: o plural de curriculum vitae é curricula vitae, pois a locução é latina. Da mesma forma, o plural de ultimatum em latim é ultimata.

Outra dúvida que pode aparecer é: quando usar CV?

Currículo ou CV?

Você pode usar tanto “currículo” quanto “CV”, ambos estão corretos. CV é a abreviatura de curriculum vitae, e é amplamente usado. Você pode nomear seu documento com a abreviação “CV”, com o nome completo em latim “curriculum vitae”, ou simplesmente como “currículo”.

CV, currículo ou curriculum vitae, indiferente do termo que você usar, o importante é seguir as melhores práticas para fazer currículos.

Currículo ou curriculum: como fazer

Um currículo ou curriculum vitae deve conter as seguintes informações:

Seguindo essa estrutura, seu documento de “percurso de vida” terá todos os dados esperados pelos recrutadores.

Dica valiosa: seu currículo ou curriculum vitae deve ser curto, com apenas 1 ou 2 páginas, de acordo com a extensão da sua experiência profissional. Seja objetivo e priorize seus dados mais relevantes para a vaga de seu interesse.

Continue lendo para ver um exemplo de curriculum vitae ou currículo.

O que colocar no objetivo do currículo? Escreva um resumo de currículo perfeito seguindo as dicas do nosso gerador de currículos.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Modelo de currículo ou curriculum vitae

Thiago Rocha Oliveira

Analista financeiro

(99) 99999-9999

thiago.oliveira@email.com.br

linkedin.com/in/thiago-rocha-oliveira

Analista financeiro comunicativo com quase 4 anos de experiência na indústria. Na empresa onde trabalho atualmente, planejei estratégias de controle de gastos que economizaram em mais de 10% os custos das operações de compras. Gostaria de usar meus conhecimentos de análise orçamentária para otimizar os custos da Kapital.

Experiência laboral

Analista financeiro sênior

Numis, Brasília, DF

Maio de 2021 – Atual

  • Planejei estratégias de controle de gastos que economizaram em mais de 10% os custos das operações de compras;
  • Criei um sistema de revisão de análises financeiras que diminuiu o tempo de peer review em 8 horas por mês;
  • Garanti a rentabilidade nas contas da Numis por meio de extensivas análises de recursos financeiros;
  • Analisei as despesas da empresa, propondo cortes de excessos para uma melhor rentabilidade do capital investido;
  • Treinei 15 estagiários e analistas financeiros.

Analista financeiro júnior

Numis, Brasília, DF

Janeiro de 2020 – Abril de 2021

  • Avaliei mensalmente cerca de 20 demonstrações financeiras;
  • Auxiliei o controle de contas corporativas;
  • Conferi boletos e notas fiscais garantindo a entrada correta dos dados;
  • Criei relatórios financeiros semanais, com avaliação média de 98% de qualidade.

Formação acadêmica

Bacharelado em Ciências Econômicas

Centro Universitário UDF, Brasília, DF

2016 – 2019

Habilidades

  • Capacidade analítica;
  • Trabalho em equipe;
  • Comunicação;
  • Análise orçamentária;
  • Excel avançado;
  • Conta Azul;
  • eNotas e SageOne.

Idiomas

  • Inglês avançado;
  • Francês intermediário.

Informações adicionais

  • Curso de Excel Avançado Aplicado a Finanças, IDEMP, 2021;
  • Disponível para começo imediato.

Este exemplo acima é de um currículo de analista financeiro tradicional. Ele segue a estrutura clássica e organiza as informações em ordem cronológica inversa, isto é, destacando as realizações mais recentes primeiro.

Porém, existem outros tipos de currículo, muitos dos quais você já deve ter ouvido falar e talvez esteja se perguntando o que significam. Por exemplo, você deve fazer um Currículo Lattes ou curriculum vitae? Descubra a seguir.

Como pode ser um currículo ou curriculum vitae

Veja alguns dos principais tipos de currículo e quando você deve usá-los:

  • Currículo Lattes: o padrão nacional para currículos acadêmicos. Deve ser criado por meio da Plataforma Lattes do CNPq e é usado por profissionais que buscam vagas ou bolsas de estudos em universidades.
  • Currículo LinkedIn: um currículo Web criado na plataforma de mídia social com foque em empregos. Seu perfil nesta rede social é seu currículo, e você pode usá-lo para buscar empregos no LinkedIn.
  • Currículo Europass: um modelo unificado de curriculum vitae europeu. Você pode considerar criar um currículo Europass para se candidatar a vagas na Europa, mas não é obrigatório.
  • Currículo infográfico: um curriculum vitae com elementos visuais criativos, chamando a atenção para o design gráfico do seu documento. Pouco recomendado, mas você pode criar um currículo infográfico para vagas em áreas de design ou inovação.

Todos esses diferentes tipos de CV podem ser chamados de currículo ou curriculum vitae. Afinal, quando se fala do documento que resume sua trajetória profissional, os dois termos são sinônimos.

Pode ter alguma diferença entre currículo e curriculum vitae? Veja em detalhes abaixo.

Currículo ou curriculum vitae: quando são diferentes?

A palavra “currículo” possui também outros significados, além de indicar o documento que reúne seus dados de formação, experiência e habilidades profissionais.

Segundo o dicionário Houaiss, currículo pode significar:

  • Um caminho curto ou um atalho;
  • O ato de correr;
  • Um carro hipomóvel de corridas, como sinônimo de corricoche;
  • A programação de um curso ou de uma matéria, seja na escola ou na universidade.

Os três primeiros significados não são muitos comuns nem muito utilizados, mas com certeza você conhece o sentido de currículo enquanto o conjunto de matérias de um curso. Todos esses significados de “currículo” não são usados para “curriculum vitae”.

Curriculum vitae então é sempre o mesmo que “currículo”? Em português, sim. Já em inglês, a expressão latina curriculum vitae é usada em outro sentido nos países da América do Norte.

Curriculum vitae ou resume: a diferença nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos e no Canadá, também se usa curriculum vitae, ou CV. Porém, nesses países o CV é diferente do “resume”. Entenda:

  • Curriculum vitae na América do Norte é um documento longo que detalha toda a sua carreira, usado para fins acadêmicos. Nesse sentido, é parecido com o nosso Currículo Lattes, que também é acadêmico e comumente longo.
  • Resume na América do Norte é um documento de apenas 1 ou 2 páginas, usado para se candidatar a vagas do mercado de trabalho. Ou seja, esse seria o equivalente ao nosso “currículo” ou “curriculum vitae”, sinônimos em português.

Note que essa diferença entre “resume” e “curriculum vitae” existe apenas nos Estados Unidos e no Canadá. Já no Reino Unido, por exemplo, não se usa “resume”, apenas “CV”. Seja um documento para ser usado em contexto acadêmico ou para o mercado de trabalho em geral, no Reino Unido o nome mais comum é CV.

Agora que você já sabe que nome dar ao seu documento, seja no Brasil ou no exterior, já pode salvar seu currículo em PDF para enviar a uma seleção de emprego. Boa sorte!

Mesmo sem experiência você pode fazer um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, você encontrará dicas para seu curriculum vitae, feitas por profissionais especializados em recrutamento.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Obrigada por ler. Ficou com alguma dúvida sobre currículo ou curriculum vitae? Ou tem dicas para compartilhar? Escreva nos comentários abaixo e responderemos o mais rápido possível.

Como revisamos o conteúdo na LiveCareer

Nossa equipe editorial revisou este artigo para verificar se está em conformidade com a política editorial da Livecareer. O intuito é garantir que nossas orientações e recomendações de especialistas estejam consistentes em todos os nossos guias de carreira e alinhadas com os padrões e tendências atuais sobre criação de currículos e cartas de apresentação. Recebemos a confiança de mais de 10 milhões de pessoas em busca de emprego, apoiando-os em seu caminho para encontrar o emprego dos sonhos. Cada artigo é precedido por pesquisa e apuração para garantir que nosso conteúdo responda às tendências e demandas atuais do mercado.

Escrito por

Beatriz Negreiros Gemignani
Beatriz Negreiros Gemignani

Beatriz é uma redatora de conselhos de carreira membro da Associação Profissional de Redatores de Currículos e Coaches de Carreira (PARWCC). Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, Beatriz é uma especialista em criação de currículos da LiveCareer, comprometida a oferecer orientações precisas e atuais para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.

Seguir

Avalie meu artigo:

Curriculum ou curriculo

Média:

Obrigado por votar!
5  (2 votos)

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Currículo perfeito

Mencionado em: