Ir para o conteúdo

Soft skills para currículo: 20 exemplos e como colocar

Beatriz Negreiros Gemignani
•  Atualizado em:

Essas empresas contrataram nossos clientes:**

Hoje em dia, não basta ter conhecimento técnico: empresas buscam profissionais que saibam se comunicar, colaborar, resolver problemas e se adaptar.

As soft skills são essas habilidades comportamentais que fazem a diferença na hora de conseguir uma vaga e se destacar no trabalho. 

Neste artigo, mostro 20 exemplos de soft skills para currículo e explico como colocá-las em seu CV de forma natural para mostrar seu preparo para a vaga.

Quer fazer um currículo profissional online e fácil? Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as seções do currículo com frases prontas.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORA

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para download para Word ou PDF.

As soft skills no currículo mostram seu preparo para enfrentar os desafios de uma função e se adaptar à empresa. Veja o que mais colocar no CV e modelos atuais:

O que são soft skills?

Soft skills são habilidades interpessoais, emocionais e comportamentais que determinam como alguém trabalha, se comunica e resolve problemas. Exemplos incluem proatividade, empatia e colaboração. As soft skills são intangíveis, podendo ser aptidões ou habilidades desenvolvidas com a experiência, refletindo a maturidade emocional e social do profissional.

Enquanto as hard skills mostram o que você sabe fazer, as soft skills revelam como você faz, sendo um diferencial do perfil profissional cada vez mais valorizado pelas empresas.

Por que as soft skills são necessárias no currículo?

As soft skills mostram como você trabalha, se comunica e resolve problemas, ou seja, fazem toda a diferença no dia a dia profissional. Graças às soft skills recrutadores entendem se você combina com a cultura da empresa e se tem o perfil para crescer na função.

Veja o que diferentes pesquisas descobriram:

  • Quase 70% dos executivos valorizam candidatos com boas soft skills, principalmente aquelas aplicáveis a diferentes funções, segundo pesquisa do LinkedIn de 2024.
  • 53% dos empregadores dizem que avaliar soft skills é o maior desafio na contratação, segundo uma pesquisa de 2025 sobre contratações por competências. Um bom motivo para destacá-las de forma estratégica no currículo.

Nossa recrutadora também destaca como as soft skills no currículo pronto influenciam a avaliação de um candidato durante o processo seletivo:

“As soft skills mostram se o candidato vai conseguir se adaptar à equipe e lidar bem com desafios. Muitas vezes, são o que faz diferença entre dois profissionais com formações semelhantes.”
Paulina Śliwińska-Niszczota  Especialista sênior em aquisição de talentos e desenvolvimento de carreira

Exemplos de soft skills

Veja as 20 melhores soft skills para currículo simples e entenda o que significa dominar essas habilidades:

  • Comunicação: habilidade de transmitir ideias de forma clara e eficaz, adaptando a mensagem ao público.
  • Trabalho em equipe: capacidade de cooperar, compartilhar responsabilidades e contribuir para objetivos coletivos.
  • Resolução de problemas: capacidade de identificar obstáculos e propor alternativas práticas e eficazes.
  • Criatividade e inovação: aptidão para gerar ideias originais e encontrar soluções inovadoras para problemas.
  • Flexibilidade e adaptabilidade: capacidade de se ajustar rapidamente a mudanças e novas prioridades.
  • Organização: capacidade de estruturar tarefas, documentos e processos de forma eficiente.
  • Iniciativa e proatividade: habilidade de identificar oportunidades, antecipar problemas e agir proativamente sem esperar ordens.
  • Liderança: aptidão para inspirar, orientar e coordenar pessoas em direção a metas comuns.
  • Gestão do tempo: habilidade de planejar tarefas e organizar prioridades para cumprir prazos.
  • Inteligência emocional: capacidade de reconhecer, compreender e controlar as próprias emoções em diferentes situações.
  • Capacidade de aprendizado: aptidão para assimilar rapidamente novos conhecimentos e habilidades.
  • Resiliência: habilidade de manter a motivação e o desempenho mesmo diante de desafios, mudanças ou fracassos.
  • Comprometimento: dedicação e responsabilidade com as tarefas e os objetivos da organização, mantendo disciplina, ética e perseverança para alcançar resultados.
  • Capacidade de trabalhar sob pressão: habilidade de manter o foco e a produtividade mesmo em situações de alta demanda ou estresse.
  • Tomada de decisão: capacidade de escolher entre alternativas de forma rápida e consciente, considerando riscos e benefícios.
  • Empatia: aptidão para compreender sentimentos e perspectivas alheias, fortalecendo relações interpessoais.
  • Ética profissional: capacidade de agir com integridade, responsabilidade e respeito pelas normas e colegas.
  • Autonomia: capacidade de executar tarefas e resolver problemas de forma independente, com confiança e responsabilidade.
  • Relacionamento interpessoal: aptidão para criar conexões positivas e manter boas relações com colegas e clientes.
  • Pensamento crítico: capacidade de avaliar informações de forma objetiva e tomar decisões fundamentadas.

Você trabalha na área de tecnologia da informação? Leia também: As 10 soft skills mais usadas em TI.

Veja de forma visual 7 habilidades interpessoais essenciais para qualquer profissional:

soft skills para currículo

Mostrei vários exemplos, mas você quer saber quais são as melhores soft skills para currículo? Veja a seguir o que está em alta.

Quer um currículo bem formatado do começo ao fim? Use o nosso gerador de currículos que aplica fontes, tamanhos e espaçamentos ideais, além de incluir dicas práticas para destacar suas qualidades.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Soft skills para colocar no currículo: as mais usadas

Saiba o que os dados de nosso gerador de currículos revelam sobre as soft skills mais usadas por quem está buscando emprego. Veja o ranking:

  1. Proatividade;
  2. Comprometimento;
  3. Trabalho em equipe;
  4. Comunicação clara;
  5. Capacidade de aprendizado.

* Dados extraídos de mais de um milhão de currículos criados no gerador da LiveCareer entre outubro de 2024 e outubro de 2025.

Fique por dentro das qualidades para currículo mais demandadas pelo mercado de trabalho:

  1. Um artigo da FGV apresenta as habilidades mais requeridas ao requalificar a força de trabalho, e as quatro primeiras são soft skills
  • Liderança e gerência;
  • Pensamento crítico e tomada de decisão;
  • Adaptabilidade e aprendizado contínuo;
  • Empreendedorismo e proatividade.
  1. Uma pesquisa da education.com lista as soft skills em maior demanda em descrições de vagas de emprego:
  • Comunicação;
  • Adaptabilidade;
  • Atenção a detalhes;
  • Inteligência emocional e interpessoal;
  • Pensamento crítico e analítico.

Agora que você sabe o que destacar na sua candidatura, falta acompanhar um guia prático sobre como pôr as soft skills no currículo da melhor forma.

Como colocar soft skills no currículo

Siga meu passo a passo eficiente para colocar suas soft skills no currículo e se destacar:

1. Faça uma seção própria para habilidades

Crie uma seção chamada “habilidades” no currículo e liste suas principais soft skills nela. O ideal é ter apenas uma seção tanto para suas soft skills quanto suas hard skills, e basta mencionar 3 ou 4 de cada tipo.

2. Demonstre suas soft skills na seção de experiência

Na seção de experiência do currículo, destaque como suas soft skills ajudaram a alcançar resultados. 

Dica valiosa: você não precisa citar o nome da soft skill, e sim mostrá-la em ação. Em vez de dizer “liderança”, descreva um projeto que você liderou com sucesso.

Exemplo de como descrever uma experiência em um currículo de professor de Educação Infantil revelando “inteligência emocional” e “empatia”:

“Mantive diálogo constante com os pais e a equipe pedagógica, promovendo um ambiente acolhedor e colaborativo.”

3. Mencione pelo menos uma soft skill no resumo do currículo

Inclua também pelo menos uma de suas habilidades interpessoais no resumo profissional para reforçar seus pontos fortes. As soft skills podem ser o adjetivo que te descreve como profissional e também aparecer em sua principal conquista.

Exemplo de resumo de currículo de auxiliar de limpeza com soft skills:

“Auxiliar de limpeza responsável, com mais de 3 anos de experiência em manutenção e higienização de escritórios e clínicas. No Hospital Santa Clara, implementei um novo cronograma de limpeza que reduziu em 20% o tempo de execução das rotinas sem comprometer a qualidade. Busco aplicar minha experiência e dedicação na Limpeza Ideal Serviços, contribuindo para a excelência e o bem-estar dos ambientes atendidos.”

(Soft skills demonstradas: responsabilidade, organização e proatividade.)

4. Considere onde mais suas soft skills podem agregar valor

Veja se vale incluir alguma soft skill em seções adicionais do currículo. Caso você não tenha experiência, mencione habilidades na seção de educação do CV.

Exemplo de como fazer isso em um currículo de estudante:

“Participação ativa no grêmio estudantil, desenvolvendo habilidades de liderança e comunicação.”

Dica valiosa: você está mudando de área e quer um modo original de colocar suas habilidades no CV? Profissionais em transição de carreira podem fazer um currículo funcional, focando nas habilidades transferíveis para a vaga.

Qual é a diferença entre soft skills e hard skills?

As soft skills são os comportamentos, as atitudes e as capacidades interpessoais de um profissional, como comunicação e adaptabilidade. Já as hard skills são os conhecimentos e as competências técnicas que podem ser aprendidas e avaliadas, como operar um software e falar inglês.

As soft skills influenciam a forma como você aplica suas hard skills no dia a dia do trabalho, sendo essenciais para o sucesso profissional. Um currículo perfeito equilibra os dois tipos de habilidades.

Dicas sobre como desenvolver soft skills para currículo

Além de saber quais soft skills destacar, é importante mostrar que você as desenvolve e aplica no dia a dia. Veja algumas estratégias práticas para fortalecer suas habilidades interpessoais e torná-las evidentes nas qualificações do currículo:

  • Pratique a comunicação diariamente: participe de reuniões e aprenda a expor ideias de forma clara e objetiva. Preparar apresentações curtas e feedbacks construtivos ajudam a melhorar essa habilidade.
  • Participe de projetos colaborativos: seja nos estudos ou na empresa, trabalhar em equipe fortalece a empatia e a capacidade de resolver conflitos.
  • Busque oportunidades de liderança: mesmo pequenas ações, como coordenar uma tarefa ou liderar um projeto de classe ou voluntariado, ajudam a exercitar liderança, iniciativa e proatividade.
  • Desafie-se com novas situações: aprender novas ferramentas, assumir responsabilidades diferentes ou trocar de área temporariamente desenvolve flexibilidade, adaptabilidade e pensamento crítico.
  • Registre suas conquistas e aprendizados: ao aplicar essas habilidades, anote projetos, resultados e feedbacks positivos. Isso permite transformar experiências práticas em exemplos concretos para colocar no currículo ou falar em entrevistas.

Dica final: desenvolver soft skills é um processo contínuo. Cada experiência prática conta e cada conquista pode ser transformada em um ponto forte no seu currículo.

Mesmo sem experiência você pode fazer um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, você encontrará dicas para seu curriculum vitae, feitas por profissionais especializados em recrutamento.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Obrigada por ler! Que este artigo tenha te ajudado a identificar as soft skills ideais para seu currículo.

Como revisamos o conteúdo na LiveCareer

Nossa equipe editorial revisou este artigo para verificar se está em conformidade com a política editorial da LiveCareer. O intuito é garantir que nossas orientações e recomendações de especialistas estejam consistentes em todos os nossos guias de carreira e alinhadas com os padrões e tendências atuais sobre criação de currículos e cartas de apresentação. Recebemos a confiança de mais de 10 milhões de pessoas em busca de emprego, apoiando-os em seu caminho para encontrar o emprego dos sonhos. Cada artigo é precedido por pesquisa e apuração para garantir que nosso conteúdo responda às tendências e demandas atuais do mercado.

Escrito por

Beatriz Negreiros Gemignani
Beatriz Negreiros Gemignani

Beatriz é uma redatora de conselhos de carreira membro da Associação Profissional de Redatores de Currículos e Coaches de Carreira (PARWCC). Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, Beatriz é uma especialista em criação de currículos da LiveCareer, comprometida a oferecer orientações precisas e atuais para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.

Seguir

Avalie meu artigo:

Soft skills

Média:

Obrigado por votar!
5  (1 votos)

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Currículo perfeito

Veja artigos similares

Essas empresas contrataram nossos clientes:**