1. Atividades Complementares no currículo: exemplos

Atividades Complementares no currículo: exemplos

Carmen Peel
Atualizado em:

Mencionado em:

Você já sabe as informações básicas que deve colocar no currículo: sua experiência, formação, habilidades e dados de contato. O que mais incluir para superar as expectativas do recrutador?

Mostre que você é um profissional com mais a oferecer adicionando atividades complementares ao seu currículo. Essa é uma oportunidade de demonstrar interesse em desenvolvimento profissional e habilidades cobiçadas no mercado de trabalho. 

Entenda o que são atividades complementares, quais podem ser mencionadas no currículo e como colocá-las.

Quer fazer um currículo profissional online e fácil? Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as seções do currículo com frases prontas.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

exemplo de currículo com atividades complementaresNÃO
exemplo de currículo com atividades complementaresSIM

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para download para Word ou PDF.

Procurando técnicas para se destacar em meio aos outros candidatos? Confira mais artigos sobre o que fazer no currículo para alcançar aquela vaga dos sonhos: 

O que são atividades complementares no currículo

Tudo o que você realiza na vida pessoal pode ser considerado uma atividade complementar para o currículo, contanto que seja relevante para a sua carreira. Isso inclui experiências, cursos, trabalhos voluntários e até mesmo interesses pessoais ou hobbies. 

Atividades complementares podem ser relacionadas à sua formação acadêmica, principalmente no currículo de estudante, ou outras práticas nas quais você adquiriu competências e conhecimentos que valorizam o seu perfil profissional

De acordo com o Relatório sobre o Futuro dos Empregos, profissionais com habilidades variadas são cada vez mais procurados no mercado de trabalho. Aproveite para se destacar colocando atividades complementares no CV.

O que colocar em atividades complementares no currículo 

Ter atividades complementares no currículo demonstra perspicácia, foco em desenvolvimento pessoal e é uma boa oportunidade de mencionar dados que não couberam em outras seções do currículo. As opções do que incluir são várias, mas devem ser condizentes com suas intenções profissionais.

Veja alguns exemplos de atividades complementares para o currículo:

Cursos


Empresas valorizam profissionais que se mantêm atualizados, e cursos (sejam eles cursos gratuitos, online ou presenciais) são uma das melhores formas de dominar novos conhecimentos. Veja como colocar cursos no currículo para comprovar suas habilidades e se sobressair.

Trabalho voluntário


O voluntariado é apreciado não apenas por demonstrar altruísmo e solidariedade, mas também te caracteriza como um profissional engajado e responsável. O tipo de trabalho voluntário e a função exercida também revelam habilidades como liderança, comunicação e empenho.

Projetos pessoais


Possuir um blog ou perfil de conteúdo nas redes sociais, publicar um livro, programar códigos para praticar, aprender sobre investimentos ou ensinar alguém no seu tempo livre são projetos pessoais relevantes para certas profissões. Use-os para complementar principalmente o currículo sem experiência

Participações em eventos


Algumas profissões se beneficiam atuando em eventos como congressos, convenções e feiras. Participações em seminários ou workshops aperfeiçoam um currículo atualizado para as tendências do mercado. 

Trabalhos acadêmicos


Estudantes e profissionais acadêmicos podem incluir diversas atividades universitárias no currículo profissional ou currículo Lattes. Entre elas estão trabalhos realizados, pesquisa, iniciação científica, monitoria, mobilidade/intercâmbio e estágios.

Hobbies e interesses


Assim como projetos pessoais, hobbies também podem ajudar a delinear seu perfil. Interesses como fotografia e edição de imagem, viagens e atividades esportivas podem ser colocados, mas com prudência. Demonstrar profissionalismo deve ser a prioridade no currículo.

Lembre-se de incluir apenas fatos que agreguem valor profissional ao seu currículo. Além disso, alguns dados pessoais são protegidos por lei e não devem ser colocados no currículo para evitar discriminação. Não é recomendável mencionar atividades relacionadas à religião, atividades políticas ou sindicais.

Continue lendo para ver em qual seção do currículo colocar as atividades complementares.

O que colocar no objetivo do currículo? Escreva um resumo de currículo perfeito seguindo as dicas do nosso gerador de currículos.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Como e onde colocar em atividades complementares no currículo

No currículo, crie uma seção de “informações adicionais” após as seções de experiência profissional e educação e liste suas atividades e experiências. As atividades complementares também podem ser mencionadas na seção de habilidades para destacar o seu desenvolvimento.

Como mencionar as atividades complementares do currículo

As atividades complementares incrementam o perfil de qualquer profissional, além de ajudar a enriquecer o currículo para primeiro emprego. Elas auxiliam no desenvolvimento de habilidades profissionais e influenciam nas chances de empregabilidade

Para colocar as atividades complementares colocar no currículo, considere os seguintes pontos:

  • Escolha atividades relevantes: Atividades extracurriculares serão um diferencial, mas devem ser condizentes com a sua carreira. Inclua apenas aquelas que são diretamente relacionadas à sua profissão ou que contribuíram positivamente com seu desenvolvimento profissional.
  • Use informações atuais: Faça um currículo atual, listando atividades recentes ou de extrema importância para a sua profissão e mencionando datas de realização, duração ou carga-horária. 
  • Mostre suas qualificações: Se a atividade realizada te ajudou a desenvolver habilidades valiosas, inclua essa informação de forma resumida, indicando resultados alcançados e seu aproveitamento da experiência.
  • Utilize formatação apropriada: Assim como no resto do currículo, formate a seção de atividades complementares de forma adequada. Utilize uma fonte para currículo, espaçamento entre linhas de 1,5 e margens de 2,5 em todo o documento.

A seguir, entenda como descrever atividades complementares para colocar no curriculum vitae.

Exemplos de atividade complementar para CV

Diversas experiências possibilitam habilidades e competências que podem ser um diferencial durante o processo de seleção, mas é preciso saber descrevê-las de forma apropriada. Veja exemplos para alguns tipos de atividades complementares no currículo:

Exemplo de curso nas atividades complementares do currículo

Curso: Finanças e Captação de Recursos

SEBRAE, Rio de Janeiro, RJ

Janeiro de 2023 – dezembro de 2023, 20 horas

Trabalho voluntário como atividade complementar: exemplo

Voluntariado em arrecadação de fundos

ONG Acolhimento à Criança, Passo Fundo, RS

Junho de 2022 – atual

Exemplo de atividade extracurricular no currículo

Tesoureiro-Geral no Grêmio Estudantil

Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO

2021 – 2023

Certificado e qualificações complementares: exemplo no CV

Certificado de Proficiência em inglês C1

IELTS média 8

Obtido em novembro/2022

Projeto pessoal nas atividades complementares do currículo

Criação de conteúdo para redes sociais

Perfil do Instagram @tendenciatec (150 mil seguidores)

2020 – atual

Atividades extracurriculares: Exemplo de iniciação científica no currículo

Iniciação Científica - Realidade virtual na aprendizagem escolar 

Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Fevereiro/2023 – junho/2023

Muitas atividades complementares possuem um período de realização e uma instituição relacionada. Independente do tipo, comece sempre pelo nome da atividade, seguido da organização/empresa e as datas de início e término. Em casos como projetos pessoais, substitua o nome da instituição por outra informação relevante sobre a atividade.

Espero que esses exemplos tenham te ajudado a entender melhor sobre quais atividades complementares colocar no currículo. Use-os como inspiração para demonstrar suas próprias qualificações no CV.

Mesmo sem experiência você pode fazer um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, você encontrará dicas para seu curriculum vitae, feitas por profissionais especializados em recrutamento.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Obrigada por ler este artigo sobre atividades complementares no currículo. Ficou em dúvida se deve ou não colocar uma atividade específica? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo e te daremos mais conselhos para seu currículo!

Como revisamos o conteúdo na LiveCareer

Nossa equipe editorial revisou este artigo para verificar se está em conformidade com a política editorial da LiveCareer. O intuito é garantir que nossas orientações e recomendações de especialistas estejam consistentes em todos os nossos guias de carreira e alinhadas com os padrões e tendências atuais sobre criação de currículos e cartas de apresentação. Recebemos a confiança de mais de 10 milhões de pessoas em busca de emprego, apoiando-os em seu caminho para encontrar o emprego dos sonhos. Cada artigo é precedido por pesquisa e apuração para garantir que nosso conteúdo responda às tendências e demandas atuais do mercado.

Escrito por

Carmen Peel
Carmen Peel

Carmen é especialista em carreira e redatora de currículos profissionais. É linguista e possui experiência em escrita, tradução e revisão. Seu objetivo é facilitar a jornada de pessoas que buscam novas oportunidades em suas carreiras.

Seguir

Avalie meu artigo:

Atividades complementares

Média:

Obrigado por votar!
5  (1 votos)

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Currículo perfeito

Veja artigos similare

Mencionado em: