1. Currículo de vendedor: modelo e dicas de como fazer

Currículo de vendedor: modelo e dicas de como fazer

Beatriz Negreiros Gemignani
Atualizado em:

Mencionado em:

Como vendedor, você sabe como persuadir os clientes. Mas e como persuadir os recrutadores a ler o seu currículo e te chamar para entrevista?

Neste guia, eu mostro o passo a passo para escrever um currículo de vendedor que feche a venda. Para isso, não basta mencionar suas habilidades. É necessário provar suas conquistas.

Quer seja um vendedor experiente ou tenha o seu primeiro emprego no horizonte, aprenda neste artigo como preparar cada seção do curriculum vitae de vendedor. Veja as dicas minhas e exemplos prontos que preparei para te inspirar.

Quer fazer um currículo profissional online e fácil? Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as seções do currículo com frases prontas.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

exemplo de currículo de vendedorNÃO
exemplo de currículo de vendedorSIM

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para download para Word ou PDF.

Confira também modelos de currículos de áreas similares e de outras profissões, como inspiração:

Exemplo de currículo de vendedor que preparei

Brenda Almeida Ribeiro

Vendedora

(99) 99999-9999

brenda.ribeiro@email.com.br

linkedin.com/in/brenda-almeida-ribeiro

Excelente negociadora com mais de 3 anos de experiência na área de vendas e atendimento ao cliente. Aumentei em 10% as vendas na loja de roupas onde trabalho. Formada em Administração pela UNDB e sempre proativa, me mantenho atualizada em novas estratégias de prospecção de clientes. Estou ansiosa para ajudar a Carvani a aprimorar suas vendas e satisfação dos clientes.

Experiência profissional

Vendedora

Evolve, São Luís, MA

Janeiro de 2021 – Atual

  • Superei as metas de vendas em 10%;
  • Prospectei novos clientes por telefone e pessoalmente;
  • Treinei mais de 10 novos vendedores;
  • Acompanhei os pedidos do começo ao fim;
  • Realizei seminários semanais de apresentação dos produtos.

Assistente de vendas

Odeon, São Luís, MA

Março de 2020 – Dezembro de 2020

  • Atendi por volta de 100 clientes por semana;
  • Contribui para o aumento das vendas em 5%;
  • Geri a carteira de cerca de 150 clientes mensais.

Formação acadêmica

Bacharelado em Administração

Centro Universitário UNDB, São Luís, MA

2016 – 2019

Habilidades profissionais

  • Domínio do MS Office;
  • Excelente capacidade de comunicação;
  • Negociadora experiente em área comercial;
  • Facilidade em criar apresentações interativas;
  • Adaptabilidade a novas situações e desafios.

Idiomas

  • Inglês – avançado;
  • Espanhol – intermediário.

Informações adicionais

  • Carta de motorista do tipo B;
  • Disponibilidade para deslocações em território nacional;
  • Disponibilidade para horários rotativos, incluindo fins de semana.

Agora que você já viu um exemplo de currículo para vendedor, vou te mostrar como escrever cada seção para fazer um bom currículo.

1. Comece com o objetivo do currículo de vendedor

Acredito que a primeira seção do seu currículo precisa chamar a atenção do recrutador. Assim ele vai querer continuar lendo. É a mesma estratégia que você usa para iniciar a conversa com um cliente.

Assim como saber abordar o cliente é essencial para que ele queira conhecer mais sobre a sua proposta, um objetivo de currículo de vendedor ideal atrai o recrutador a querer saber mais sobre você.

O que colocar sobre mim no currículo? Eu te mostro abaixo:

  • Os seus pontos principais e o que for mais relevante para a vaga desejada;
  • Mencione: sua competência indispensável, uma experiência principal e a sua conquista profissional ou acadêmica;
  • Para fechar a venda, diga ainda como você pode ajudar a empresa.

Para escrever um resumo de CV personalizado, recomendo ler a descrição da vaga e foque no que você tem a oferecer de relevante. Use o modelo de currículo de vendedor a seguir para se inspirar.

Exemplo de objetivo de currículo para vendedor

Excelente negociadora com mais de 3 anos de experiência na área de vendas e atendimento ao cliente. Aumentei em 10% as vendas na loja de roupas onde trabalho. Formada em Administração pela UNDB e sempre proativa, me mantenho atualizada em novas estratégias de prospecção de clientes. Estou ansiosa para ajudar a Carvani a aprimorar suas vendas e satisfação dos clientes.

Caso você seja um estudante com pouca experiência ou esteja preparando um currículo de primeiro emprego para vendedor, acredito que é melhor focar em seus objetivos profissionais. Para escrever um objetivo de currículo para primeiro emprego, explique como planeja desenvolver a sua carreira.

Assim como no resumo profissional, também mencione no objetivo para currículo de vendedor os seus pontos fortes e o valor que você pode adicionar à empresa.

O que colocar no objetivo do currículo? Escreva um resumo de currículo perfeito seguindo as dicas do nosso gerador de currículos.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

2. Continue com a experiência de trabalho no CV de vendedor

Para enumerar as suas experiências profissionais, use a ordem cronológica inversa, isto é, coloque primeiro a mais recente. Na minha experiência, esse é o formato que os recrutadores esperam encontrar em um currículo de vendedor.

Para cada experiência de trabalho no CV, coloque:

  • Nome do cargo;
  • Nome da empresa e da cidade;
  • Datas de início e de encerramento;
  • Cinco ou seis responsabilidades e conquistas para o cargo mais recente; três ou quatro para os demais.

Dica valiosa: não liste somente as suas responsabilidades. Recomendo também destacar também as suas conquistas. Prove seu impacto positivo no cargo deixando claro o quanto você potencializou as vendas.

Você bem sabe que para conquistar o cliente precisa entender suas necessidades e adaptar a sua oferta caso a caso. Da mesma forma, a sua experiência profissional deve focar na vaga para a qual você vai se candidatar.

Com a escuta ativa você identifica o que o cliente busca, e com a análise atenta da vaga você sabe as experiências que são mais importantes destacar no seu CV.

Por exemplo, para uma vaga de emprego que enfatize a prospecção de clientes e o acompanhamento de encomendas, veja a seguir algumas atividades desenvolvidas e conquistas que favorecem o seu CV.

Exemplo de experiência no currículo de vendas

Vendedora

Evolve, São Luís, MA

Janeiro de 2021 – Atual

  • Superei as metas de vendas em 10%;
  • Prospectei novos clientes por telefone e pessoalmente;
  • Treinei mais de 10 novos vendedores;
  • Acompanhei os pedidos do começo ao fim;
  • Realizei seminários semanais de apresentação dos produtos.

Se você está escrevendo um currículo de vendedor para primeiro emprego ou um currículo para estágio, recomendo pensar em outras experiências que pode colocar nesta seção. Por exemplo, você pode mencionar estágios realizados, trabalhos voluntários, trabalhos de freelancer ou até mesmo projetos pessoais.

Além do objetivo de currículo e da experiência de trabalho, não pode faltar colocar a sua educação no currículo de vendas. Eu te conto tudo sobre isso abaixo.

3. Inclua a sua formação acadêmica no currículo para vendedor

Liste a sua formação acadêmica em ordem cronológica inversa, assim como você fez na seção de experiência profissional. Eu te mostro abaixo no modelo de currículo de vendedor que eu fiz.

Lembre-se de colocar o nome do grau obtido e da faculdade ou instituição de ensino. Informe também a data de formatura. Se você ainda estiver estudando, inclua a data prevista para a formatura.

Caso esteja escrevendo um currículo de vendedor para primeiro emprego ou iniciante, coloque a seção de educação antes da experiência profissional. E nesse caso, você também pode enfatizar as suas conquistas acadêmicas e citar as suas principais realizações.

Exemplo de educação no CV de vendedor

Bacharelado em Administração

Centro Universitário UNDB, São Luís, MA

2016 – 2019

Em seguida, vou ensinar como colocar as suas habilidades no currículo de vendedor.

4. Liste suas habilidades no currículo de vendas

Está na hora de listar as suas qualificações de vendedor no currículo. Nesta seção, pense em habilidades que focam no cliente, e sugiro que você use o método C.H.A. (conhecimentos, habilidades e atitudes). Considere também suas competências necessárias para todo o processo de venda, desde a prospecção até a retenção de clientes.

Baseada na minha experiência, o ideal é colocar no currículo de vendedor somente as habilidades profissionais mais importantes, então selecione cinco ou seis. Como saber quais habilidades são mais importantes? Eu te mostro abaixo o que é requerido na vaga que você deseja.

Lista de habilidades para um CV de vendedor

  • Capacidade de comunicação e negociação;
  • Adaptabilidade e flexibilidade;
  • Orientação para a satisfação do cliente;
  • Proatividade e dinamismo;
  • Pensamento analítico;
  • Trabalho em equipe;
  • Foco no objetivo;
  • Gestão de conflitos;
  • Aquisição e retenção de clientes.

Vagas de vendedor costumam enfatizar habilidades soft skill, também conhecidas como competências pessoais ou qualidades no currículo. Mas, fique atento se não há algum conhecimento técnico também favorável. Por exemplo, uso de softwares de venda e de CRMs.

Esta seção também pode ser a ideal para informar a sua competência em línguas estrangeiras. O conhecimento de idiomas é um exemplo importante de qualificações do vendedor para currículo.

Outra opção é fazer uma seção separada só para idiomas. Isso quando você fala mais de um idioma estrangeiro, e ainda mais quando a vaga concorrida explicita duas línguas estrangeiras desejáveis.

5. Termine seu CV para vendedor com informações adicionais

Nessa última parte do currículo de vendedor você tem a oportunidade de ainda se destacar dos outros. Este é o momento de informar qualquer coisa relevante que não foi mencionada.

O que eu considero como informações extras no currículo? Eu te conto:

  • Certificados;
  • Participações em congressos;
  • Publicações;
  • Cursos complementares;
  • Trabalho voluntário;
  • Projetos pessoais;
  • Interesses;
  • Hobbies.

Quais informações adicionais podem ser relevantes para um currículo da área de vendas? Mais uma vez, a resposta está na descrição da vaga desejada.

De modo geral, veja a seguir alguns exemplos com as informações extras mais comuns para um currículo de vendedor.

Exemplo de seção adicional em um CV de vendedor

  • Carta de motorista do tipo B;
  • Disponibilidade para deslocações em território nacional;
  • Disponibilidade para horários rotativos, incluindo fins de semana.

Não deixe de analisar a descrição da vaga para mostrar o que mais você pode oferecer de interessante. Por exemplo, se a vaga for para a indústria de esporte, mencione o seu gosto por atividade física ou mesmo um esporte em particular.

Pronto, agora já te mostrei como escrever da melhor forma possível cada parte do curriculum vitae de vendedor. Resta ver como preparar uma carta de apresentação para acompanhar o seu currículo.

6. Envie uma carta de apresentação com o seu currículo de vendedor

“Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los.”

Philip Kotler nos convida a dar um passo a mais na nossa estratégia. É esse o valor de ter uma carta de apresentação simples pronta, uma oportunidade de causar uma primeira impressão ainda melhor com o recrutador.

Este é o momento de se apresentar de forma mais pessoal. Você pode explicar mais diretamente seus pontos fortes e suas motivações para a vaga.

Eu te mostro abaixo a estrutura de uma carta de apresentação:

1. Cabeçalho com os seus dados e os dados da empresa;

2. Saudação personalizada: caso saiba o nome do recrutador, use; senão, opte pelo genérico “Prezado(a) recrutador(a)”;

3. Uma abertura que chame a atenção do recrutador: informe a vaga pretendida, mostre a sua paixão pela empresa, que você entende as suas necessidades e logo como pode ajudar;

4. Seção principal com as suas conquistas na área de vendas: deixe claro que você é o melhor candidato para a vaga;

5. Fechamento: reforce como você pode ajudar a empresa e, se quiser, faça uma promessa de mais detalhes se for convidado para uma entrevista;

6. Saudação e assinatura.

Com a sua carta de apresentação para vendedor, o recrutador deve ver que você é a pessoa certa para esta oportunidade. Lembre de incluir apenas dados relevantes à vaga desejada.

7. Dicas extras para ter um currículo de vendedor perfeito

Saber planejar é essencial para seu ofício de vendas. Você avalia o próprio desempenho, foca em cada ação necessária para realizar vendas e reter os clientes. Para isso tudo, tenho certeza de que você precisa de organização.

Veja algumas dicas de como fazer o seu currículo de vendedor:

1. No topo, inclua um cabeçalho com seus dados de contato;

2. Use títulos em negrito para destacar cada seção;

3. Opte por uma fonte de currículo legível, que seja séria e profissional, tal como Arial, Verdana ou Times New Roman;

4. Mantenha o seu currículo simples, seguir um modelo de currículo de vendedor facilita para o recrutador encontrar as informações;

5. Limite o seu currículo a uma ou duas páginas, de acordo com a sua experiência;

6. Por fim, salve e envie o currículo em PDF, exceto se a vaga explicitar outro formato desejado.

Mesmo sem experiência você pode fazer um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, você encontrará dicas para seu curriculum vitae, feitas por profissionais especializados em recrutamento.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Obrigada por ler até o fim este artigo sobre como preparar um currículo de vendedor. Ficou alguma dúvida? Ou gostaria de compartilhar alguma dica? Escreva nos comentários abaixo e responderei o mais rápido possível.

Como revisamos o conteúdo na LiveCareer

Nossa equipe editorial revisou este artigo para verificar se está em conformidade com a política editorial da Livecareer. O intuito é garantir que nossas orientações e recomendações de especialistas estejam consistentes em todos os nossos guias de carreira e alinhadas com os padrões e tendências atuais sobre criação de currículos e cartas de apresentação. Recebemos a confiança de mais de 10 milhões de pessoas em busca de emprego, apoiando-os em seu caminho para encontrar o emprego dos sonhos. Cada artigo é precedido por pesquisa e apuração para garantir que nosso conteúdo responda às tendências e demandas atuais do mercado.

Escrito por

Beatriz Negreiros Gemignani
Beatriz Negreiros Gemignani

Beatriz é uma redatora de conselhos de carreira membro da Associação Profissional de Redatores de Currículos e Coaches de Carreira (PARWCC). Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, Beatriz é uma especialista em criação de currículos da LiveCareer, comprometida a oferecer orientações precisas e atuais para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.

Seguir

Avalie meu artigo:

Vendedor

Média:

Obrigado por votar!
5  (2 votos)

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Currículo perfeito

Mencionado em: