1. Currículo de auxiliar administrativo pronto: modelo em PDF

Currículo de auxiliar administrativo pronto: modelo em PDF

Beatriz Negreiros Gemignani
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Você é uma pessoa muito organizada e está pronta para colocar isso em prática em um novo emprego. Mas, para isso, precisa organizar um bom currículo de auxiliar administrativo.

Veja neste artigo como preparar seu CV do jeito que os recrutadores esperam, mas ainda assim sendo original. Aprenda o passo a passo para escrever cada seção do seu currículo de assistente administrativo.

Coloque em prática a sua aptidão pela organização em seu próprio currículo. Veja a seguir um modelo de currículo de auxiliar administrativo e como fazer o seu.

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Modelo de currículo de auxiliar administrativo

Julian Correia Ribeiro

Assistente administrativo

(99) 99999-9999

julian.ribeiro@email.com.br

linkedin.com/in/julian-correia-ribeiro

Auxiliar administrativo proativo com mais de 5 anos de experiência em recepção e gestão de empresas. Desenvolvi novos processos de gestão e arquivamento de documentos na Lumivista, otimizando a produtividade em 20%. Busco utilizar meus conhecimentos para aprimorar o sistema de gestão da IDesign.

Experiência profissional

Assistente de Direção

Lumivista, Santo André, SP

Abril de 2021 – Atual

  • Gerenciei eficientemente a agenda pessoal e profissional do CEO;
  • Cuidei da logística de viagens e eventos, com 95% de taxa de satisfação;
  • Trabalhei com o RH da empresa para a melhoria do sistema interno de contratação;
  • Desenvolvi o processo de arquivamento de documentos utilizado atualmente na empresa;
  • Gerenciei a mesa de recepção, incluindo email, telefone e salas de reunião, com um aumento de 20% da produtividade.

Auxiliar administrativo

Symetrix, Santo André, SP

Fevereiro de 2019 – Março de 2021

  • Realizei cerca de 100 atendimentos semanais por telefone e email;
  • Elaborei um sistema de classificação de documentos que aumentou a organização do escritório;
  • Trabalhei com a equipe financeira no exame e na conferência de documentos sobre recebimentos;
  • Otimizei o tempo de atendimento, reduzido em 20% para satisfazer os clientes.

Formação acadêmica

Graduação em Secretariado

UNIP Anchieta (EaD)

2017 - 2018

Habilidades

  • Comunicação oral e escrita;
  • Organização e gestão de tempo;
  • Dinamismo e proatividade;
  • Domínio do MS Office;
  • Conhecimento de faturação e contabilidade;
  • Conhecimento do sistema SAP.

Idiomas

  • Inglês – avançado;
  • Francês – básico.

Informações adicionais

  • Capacidade para trabalhar em um ambiente exigente e sob pressão;
  • Disponibilidade para trabalhar aos sábados;
  • Disponibilidade a curto prazo.

Agora que você já viu um exemplo pronto de currículo para auxiliar administrativo, conheça o passo a passo para fazer um bom CV.

1. Prepare o objetivo do currículo de auxiliar administrativo

Quando você trabalha na recepção de clientes ou funcionários, precisa de uma boa apresentação. Como o primeiro ponto de contato do público, a sua imagem reflete diretamente a da empresa.

A importância do objetivo do currículo ou resumo profissional é desse mesmo nível. Faça um currículo de auxiliar administrativo com um objetivo que passe a melhor imagem de você. Chame a atenção do recrutador, desperte seu interesse para continuar a ler o seu currículo.

Para isso, basta escrever 3 ou 4 frases para CV focando nos seus pontos fortes. Se você não sabe como começar, considere escrever esta seção por último, pois com o restante do currículo pronto você saberá melhor o que ressaltar.

Como fazer uma descrição sobre mim para currículo de assistente administrativo?

  • Apresente-se em poucas palavras descrevendo suas habilidades e experiências;
  • Mostre uma conquista profissional ou acadêmica, de forma concreta;
  • Explique seus objetivos e os benefícios que você trará para a empresa.

Note que seus objetivos devem focar no benefício que você pode agregar ao empregador. Evite usar objetivos pessoais e genéricos, como “crescer na carreira”.

Veja a seguir como colocar tudo isso em prática no seu currículo de auxiliar administrativo.

Exemplo de objetivo de currículo para assistente administrativo

Auxiliar administrativo proativo com mais de 5 anos de experiência em recepção e gestão de empresas. Desenvolvi novos processos de gestão e arquivamento de documentos na Lumivista, otimizando a produtividade em 20%. Busco utilizar meus conhecimentos para aprimorar o sistema de gestão da IDesign.

Caso esteja preparando um currículo para primeiro emprego de auxiliar administrativo, foque nos seus objetivos profissionais. Pense em todas as habilidades que você aprendeu nos estudos, e no que será mais relevante para contribuir à vaga concorrida.

Leia na sequência como colocar sua experiência de trabalho do currículo de auxiliar administrativo.

O que colocar no objetivo do currículo? Escreva um resumo de currículo perfeito seguindo as dicas do nosso gerador de currículos.

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2. Exponha a sua experiência de trabalho no CV de assistente administrativo

Você é responsável por toda a engrenagem da empresa. Trabalhar como auxiliar administrativo envolve uma multitude de tarefas, desde o atendimento ao cliente até o arquivo e controle financeiro.

Na sua carreira de assistente administrativo você pode se especializar em diversas áreas: recepção, RH, logística, financeiro, assessoria, etc. Dependendo do setor de trabalho e do tamanho da empresa, você pode até mesmo exercer todas essas funções simultaneamente.

Como saber quais funções são mais importantes colocar na experiência de trabalho do currículo de auxiliar administrativo? Para achar a resposta, analise a vaga de emprego desejada e foque nas suas experiências relevantes.

Primeiro, escreva o nome do cargo, da empresa e da cidade, com as datas de início e de encerramento. Em seguida, faça uma lista com as suas principais funções e conquistas.

Veja a seguir como mostrar suas atribuições de auxiliar administrativo no currículo.

Exemplo de experiência no currículo para auxiliar administrativo

Assistente de Direção

Lumivista, Santo André, SP

Abril de 2021 – Atual

  • Gerenciei eficientemente a agenda pessoal e profissional do CEO;
  • Cuidei da logística de viagens e eventos, com 95% de taxa de satisfação;
  • Trabalhei com o RH da empresa para a melhoria do sistema interno de contratação;
  • Desenvolvi o processo de arquivamento de documentos utilizado atualmente na empresa;
  • Gerenciei a mesa de recepção, incluindo email, telefone e salas de reunião, com um aumento de 20% da produtividade.

Auxiliar administrativo

Symetrix, Santo André, SP

Fevereiro de 2019 – Março de 2021

  • Realizei cerca de 100 atendimentos semanais por telefone e email;
  • Elaborei um sistema de classificação de documentos que aumentou a organização do escritório;
  • Trabalhei com a equipe financeira no exame e na conferência de documentos sobre recebimentos;
  • Otimizei o tempo de atendimento, reduzido em 20% para satisfazer os clientes.

Você deve ter notado que o cargo mais recente vem em primeiro lugar. Essa é a ordem preferível para listar a sua experiência no currículo de assistente administrativo.

Conforme o modelo de currículo de auxiliar administrativo apresentado, mencione 4 ou 5 funções e conquistas para o cargo mais recente, e 3 ou 4 realizações para os demais.

Lembre-se de personalizar a seção de experiência profissional do seu CV para refletir as suas funções mais relevantes para a vaga.

Aprenda a seguir como informar sua educação no currículo.

3. Inclua sua formação acadêmica no currículo para auxiliar administrativo

A variedade das funções de um assistente administrativo também significa que a seção de educação do curriculum vitae pode ser bem diversificada.

Dependendo da área de assistência administrativa e do setor empresarial de seu interesse, a vaga pode requisitar somente o ensino médio completo, um curso técnico ou uma graduação.

Caso você não tenha frequentado uma universidade, coloque seu ensino médio e quaisquer outros cursos realizados.

Note que diversos cursos técnicos são desejáveis para a profissão de auxiliar administrativo, tal como curso de gestão financeira, de logística e de recursos humanos.

Veja como colocar a educação no currículo de assistente administrativo:

  • Nome do grau conferido e nome do curso;
  • Nome da instituição de ensino;
  • Data de início e de conclusão.

Exemplo de educação no CV de auxiliar administrativo

Graduação em Secretariado

UNIP Anchieta (EaD)

2017 - 2018

Para um currículo de assistente administrativo como primeiro emprego, posicione a seção de educação antes da experiência profissional. Use esta seção de educação para mostrar seus pontos fortes e suas conquistas acadêmicas.

Você pode dar mais detalhes da sua educação no currículo sem experiência para assistente administrativo. Por exemplo:

  • Liste as matérias relevantes;
  • Enfatize atividades e realizações que podem ser consideradas impressionantes;
  • Mencione matérias optativas;
  • Coloque o tema do seu trabalho de conclusão.

Confira também como listar suas competências no currículo de auxiliar administrativo.

4. Mostre as suas habilidades no currículo de assistente administrativo

Segundo o SESI SENAI, as aptidões mais importantes para um assistente administrativo são: comunicação, organização, agilidades, responsabilidades e boa memória.

Esses são exemplos de qualidades pessoais que podem ser exatamente o que o recrutador procura no seu currículo. Para saber quais das suas competências são as mais relevantes, leia a descrição da vaga e anote o que é requisitado.

Além de habilidades pessoais, o currículo para auxiliar administrativo precisa incluir também as competências técnicas. Essas são as habilidades que adquirimos por meio de formação e capacitação, como conhecimentos de informática.

Para um currículo de auxiliar administrativo, pode ser interessante mencionar o conhecimento de sistemas de gestão de dados, por exemplo, o software SAP ou PHC.

Se você possuir prática de algum sistema de gestão para administrar empresas, não se esqueça de colocar como uma competência no seu currículo. A posição de assistente administrativo enfrenta atualmente desafios da transformação digital.

Selecione somente as suas principais habilidades para incluir no currículo, as 5 ou 6 mais relevantes. Liste tanto competências pessoais quanto técnicas.

Lista de habilidades para um currículo de auxiliar administrativo

  • Comunicação oral e escrita;
  • Organização e gestão de tempo;
  • Dinamismo e agilidade;
  • Trabalho em equipe;
  • Sentido de responsabilidade;
  • Domínio do MS Office;
  • Conhecimento de faturação e contabilidade;
  • Conhecimento do sistema SAP;
  • Inglês – nível avançado.

O conhecimento de idiomas pode ser informado nesta seção de habilidades profissionais. Outra opção é fazer uma seção separada só para línguas estrangeiras, conforme o modelo de currículo para auxiliar administrativo apresentado no início deste guia.

Isso é recomendado quando se domina mais de um idioma ou quando a vaga requer o conhecimento de alguma língua. Assim, a sua competência em línguas estrangeiras será enfatizada a seu favor.

Veja a seguir o que mais colocar como informações adicionais no seu currículo de assistente administrativo.

5. Coloque informações adicionais no seu curriculum vitae de auxiliar administrativo

A área de auxiliar administrativo está entre as áreas com a maior demanda de profissionais. Isso significa que você pode encontrar uma vaga que seja mais próxima de seu perfil e interesses. Use a seção de informações adicionais para mencionar seus interesses relevantes para a vaga concorrida.

Um profissional da área de administração pode trabalhar em basicamente qualquer setor. Logo, se você está se candidatando para uma vaga com a qual tenha afinidade, lembre-se de mencionar isso em seu currículo de assistente administrativo.

Por exemplo, se a empresa fizer parte do setor de automóvel, coloque na seção de informações adicionais que você possui conhecimento, interesse ou experiência nesse setor. Você pode detalhar seu interesse ou restringir a uma experiência em funções administrativas no setor.

O que colocar nas informações adicionais para currículo de auxiliar administrativo?

  • Interesses e hobbies relacionados ao setor ou ao cargo de assistente administrativo;
  • Cursos técnicos extras, se não fizerem parte da sua formação acadêmica principal;
  • Certificações e acreditações da área de gestão e administração ou de desenvolvimento pessoal;
  • Estágios realizados, principalmente como assistente administrativo ou em setor relevante para a vaga;
  • Projetos pessoais que mostram seus interesses e aptidões;
  • Disponibilidade para trabalhos em fins de semana ou para contratação imediata.

Lembre-se sempre de analisar a descrição da vaga concorrida para informar nesta seção extra o que mais pode ser importante. Veja a seguir um exemplo de seção adicional.

Exemplo de seção adicional em um CV de assistente administrativo

  • Capacidade para trabalhar em um ambiente exigente e sob pressão;
  • Disponibilidade para trabalhar aos sábados;
  • Disponibilidade a curto prazo.

Pronto, esta é a última seção para o seu currículo de auxiliar administrativo. Veja a seguir como complementar seu CV com uma carta de apresentação.

6. Envie uma carta de apresentação com o seu currículo de auxiliar administrativo

Você escreveu um bom perfil profissional no seu objetivo de currículo para auxiliar administrativo. Seu perfil propicia uma boa primeira impressão e chama a atenção do recrutador. Mas ele também é sucinto e introdutório.

Para desenvolver os argumentos usados no seu objetivo, acompanhe o currículo com uma carta de apresentação simples. Essa é a sua oportunidade de se apresentar de forma mais pessoal, explicando suas motivações e aptidões para o cargo.

Estrutura de carta de apresentação para auxiliar administrativo:

1. Escreva no topo um cabeçalho com seus dados de contato e os dados da empresa;

2. Apresente-se para o recrutador e diga que você quer se candidatar para a vaga de auxiliar administrativo;

3. Explique em outro parágrafo as suas motivações e qualificações pertinentes à função;

4. Encerre mostrando como você pode ajudar a empresa e coloque-se à disposição para uma entrevista.

Use a carta de apresentação para mencionar quaisquer informações relevantes para a vaga e que você não enfatizou no currículo. Mostre seu entusiasmo e como você poderá contribuir para a empresa.

Veja a seguir algumas dicas para preparar um currículo perfeito de auxiliar administrativo.

7. Dicas extras para formatar seu currículo de assistente administrativo

Uma qualidade indispensável para a sua profissão de auxiliar administrativo é a organização. Com certeza, a vaga que você deseja lista como um dos requisitos a elevada capacidade de organização. Afinal, um negócio bem organizado é de responsabilidade do assistente administrativo.

Como usar seu currículo para demonstrar que você é de fato uma pessoa organizada? Cuide para que o próprio curriculum vitae de assistente administrativo pronto esteja bem organizado e formatado.

Como fazer um currículo de auxiliar administrativo bem organizado:

  • Considere usar um modelo de currículo profissional para uma boa formatação;
  • Escolha uma fonte para currículo clara, como Arial ou Times New Roman;
  • Use tamanho 11 e margens 2,5;
  • Escreva o título de cada seção em tamanho maior – por exemplo, 14 –, e destaque-os em negrito;
  • Limite-se a uma ou duas páginas, conforme a extensão da sua experiência profissional;
  • Após preencher o currículo no Word, salve para enviar o CV em PDF.

Pronto. Essas são as dicas essenciais e ainda outras adicionais para você fazer o seu melhor currículo de auxiliar administrativo.

Mesmo sem experiência você pode fazer um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, você encontrará dicas para seu curriculum vitae, feitas por profissionais especializados em recrutamento.

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Muito obrigada por ler o meu artigo sobre como preparar um currículo de auxiliar administrativo. Ficou alguma dúvida? Ou gostaria de compartilhar alguma dica? Escreva nos comentários abaixo e responderemos o mais rápido possível.

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Escrito por

Beatriz Negreiros Gemignani
Beatriz Negreiros Gemignani

Beatriz é uma redatora de conselhos de carreira membro da Associação Profissional de Redatores de Currículos e Coaches de Carreira (PARWCC). Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, Beatriz é uma especialista em criação de currículos da LiveCareer, comprometida a oferecer orientações precisas e atuais para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.

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