1. Colocar CNH no currículo: como, quando e onde colocar

Colocar CNH no currículo: como, quando e onde colocar

Carmen Peel
Atualizado em:

Mencionado em:

O currículo pode conter diversas informações dependendo da sua profissão e objetivo de carreira. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou carteira de motorista, pode ser essencial ou um diferencial na sua candidatura.

Neste artigo você verá como colocar que tem CNH no currículo, qual a seção certa para colocar a informação dependendo da sua profissão e por que isso pode ser importante para o recrutador.

Quer fazer um currículo profissional online e fácil? Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as seções do currículo com frases prontas.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

exemplo de cnh no currículoNÃO
exemplo de cnh no currículoSIM

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para download para Word ou PDF.

Confira mais guias sobre como fazer um currículo, orientações para escrever o seu e dicas sobre o que incluir:

Como colocar a CNH no currículo?

Se está fazendo um CV pela primeira vez ou precisa atualizar o currículo, siga esses passos para colocar a CNH no currículo: 

  1. Coloque as informações da CNH no cabeçalho ou em uma seção adicional dependendo da vaga desejada;
  2. Comece com a categoria da CNH e a data de vencimento;
  3. Inclua o número de registro caso seja solicitado pela vaga;
  4. Mencione também o seu tempo de experiência dirigindo profissionalmente.

Veja como encontrar os dados na CNH para colocar no currículo:

Onde encontrar as informações da CNH para o currículo:

As informações necessárias para colocar a CNH no currículo podem ser encontradas tanto no documento físico como na Carteira Digital de Trânsito para modelos recentes.

Número de registro: O número de registro é a principal informação da carteira de habilitação e pode ser facilmente encontrado, pois é um dos dados escritos em vermelho.

Data de vencimento: O prazo de validade da sua CNH estará localizado acima do número de registro ou ao lado, dependendo do modelo, e também estará em vermelho.

Tipo de CNH: A descrição das categorias incluídas na CNH pode variar conforme a versão do documento.

  • Em ambas versões, a categoria é especificada em vermelho na frente do documento;
  • No verso da CNH atual, as categorias e datas de vencimento respectivas são detalhadas em um diagrama no padrão internacional de habilitação.

Continue lendo este artigo para fazer um currículo com CNH que te garanta uma entrevista.

O que colocar no objetivo do currículo? Escreva um resumo de currículo perfeito seguindo as dicas do nosso gerador de currículos.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Quando colocar a CNH no curriculum vitae?

Um currículo profissional deve conter apenas informações relevantes para a vaga à qual você está se candidatando. 

Caso o cargo que você pretende ocupar inclua responsabilidades como transportar bens e mercadorias, visitar clientes ou outras funções que requerem se deslocar em automóvel, mencione que possui CNH.

Se for indispensável para a vaga, você poderá mencionar que solicitou sua primeira habilitação ou colocar no currículo que está tirando a CNH em uma seção adicional.

Se você possui CNH, mas não precisará dirigir especificamente para poder exercer suas funções do trabalho, dê preferência a outras informações que sejam necessárias para a vaga. Neste caso, leia O que colocar sobre mim no currículo.

Exemplos de currículo de profissões que podem informar a CNH:

Agora você já sabe se deve ou não colocar a CNH no currículo. Mas você sabe por que os recrutadores querem ver essa informação?

Por que colocar que possui CNH no CV? 

Quando dirigir é uma função obrigatória da profissão, é necessário colocar a CNH no currículo para comprovar sua habilitação.

A CNH pode ser uma das mais importantes qualificações no currículo de um motorista ou transportador. O recrutador precisará confirmar se a categoria atende às exigências da vaga e se o documento estará válido durante o início das atividades.

Durante o processo seletivo, o recrutador poderá solicitar mais informações pessoais (como o código de segurança da carteira de habilitação, seu CPF e data de nascimento) para verificar a regularidade do seu documento.

Além de mencionar a CNH, é importante que você inclua essa informação em uma área de destaque para que o recrutador não ignore seu currículo.

Veja a seguir as duas formas de colocar a CNH no currículo.

Onde colocar CNH no currículo?

Se saber dirigir é a tarefa principal do cargo pretendido, a habilitação deve ser um dos pontos de maior destaque no seu CV. Coloque a categoria da CNH no cabeçalho junto com seus dados de contato.

Exemplo de como colocar a CNH no currículo de motorista

Marcelo Alves Souza

Motorista

CNH categoria C (vencimento 23/04/2025)

(99) 99999-9999

marceloalvesouza@email.com.br

Após o cabeçalho, escreva um resumo profissional contando mais sobre sua experiência e inclua o tempo de prática dirigindo. Nesta seção você também poderá colocar o número de registro da sua CNH, caso seja necessário para a candidatura. 

Veja como colocar a CNH no currículo se dirigir for uma função secundária do cargo:

Exemplo de CNH nas informações adicionais do currículo

Informações adicionais

  • CNH categoria B e C
  • Curso MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos)

Motoristas de categorias especiais, que possuem cursos ou autorizações de transporte específicas devem incluir essas informações para se destacar. Se você possui uma competência relevante para a vaga, mencione nas informações adicionais ou na seção de habilidades e competências do currículo.

Mais dicas sobre currículo com CNH 

Reveja o que incluir no seu currículo com CNH e mais dicas para fazer um bom currículo:

Veja mais dicas sobre o que colocar no currículo para se destacar.

Mesmo sem experiência você pode fazer um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, você encontrará dicas para seu curriculum vitae, feitas por profissionais especializados em recrutamento.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Obrigada por ler este guia sobre como colocar a CNH no currículo. Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários abaixo e responderemos o mais rápido possível!

Como revisamos o conteúdo na LiveCareer


Nossa equipe editorial revisou este artigo para verificar se está em conformidade com a política editorial da LiveCareer. O intuito é garantir que nossas orientações e recomendações de especialistas estejam consistentes em todos os nossos guias de carreira e alinhadas com os padrões e tendências atuais sobre criação de currículos e cartas de apresentação. Recebemos a confiança de mais de 10 milhões de pessoas em busca de emprego, apoiando-os em seu caminho para encontrar o emprego dos sonhos. Cada artigo é precedido por pesquisa e apuração para garantir que nosso conteúdo responda às tendências e demandas atuais do mercado.

Escrito por

Carmen Peel
Carmen Peel

Carmen é especialista em carreira e redatora de currículos profissionais. É linguista e possui experiência em escrita, tradução e revisão. Seu objetivo é facilitar a jornada de pessoas que buscam novas oportunidades em suas carreiras.

Seguir

    Avalie meu artigo:

    Como colocar cnh

    Média:

    Obrigado por votar!
    5  (2 votos)

    Quer criar um currículo profissional?

    Teste nosso gerador de currículos
    Currículo perfeito

    Mencionado em: