1. Fonte para currículo: qual é a melhor e em que tamanho?

Fonte para currículo: qual é a melhor e em que tamanho?

Beatriz Negreiros Gemignani
Atualizado em:

Mencionado em:

Escolher uma fonte para currículo que combine e agregue valor ao seu documento não é uma tarefa fácil. Afinal, você quer mostrar que é um profissional sério, moderno, tradicional ou criativo? O que deve ter maior peso no seu currículo?

Veja este guia essencial sobre qual fonte usar no currículo, o que significa a escolha de determinada fonte, qual o seu tamanho correto e como ter um curriculum vitae bem formatado. Conheça as 10 principais fontes para currículo e descubra qual é a ideal para você.

Quer fazer um currículo profissional online e fácil? Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as seções do currículo com frases prontas.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

exemplo de currículo com fonte profissionalNÃO
exemplo de currículo com fonte profissionalSIM

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para download para Word ou PDF.

Além de escolher a fonte certa para o seu currículo, conheça os diversos aspectos de um modelo de CV que fisga a atenção do recrutador:

Qual a melhor fonte para currículo?

A melhor fonte para currículo é aquela que dá uma aparência profissional e facilita a leitura. Exemplos de fonte ideal para currículo incluem Calibri, Verdana, Arial e Times New Roman.

Conheça a seguir as melhores fontes para currículos. Você não precisa ser um designer para selecionar a fonte do seu documento, basta optar por uma simples e profissional ao preencher o currículo.

Fontes para currículo

Confira uma lista com as 10 fontes para currículo pronto que garantem uma imagem profissional:

  • Calibri
  • Arial
  • Times New Roman
  • Cambria
  • Helvetica
  • Georgia
  • Verdana
  • Garamond
  • Trebuchet MS
  • Gill Sans

Veja a seguir mais detalhes sobre cada uma dessas fontes para currículo. Acompanhe também uma imagem da fonte em uso, para facilitar a sua escolha.

Calibri

fonte para currículo Calibri

Uma fonte muita usada em currículos simples, Calibri é uma fonte sem serifa, ou seja, sem traços nas extremidades das letras, o que faz dela uma fonte menos rebuscada. A escolha de Calibri como fonte de currículo é segura e vista como moderna.

Use a fonte Calibri para profissões que demandam um alinhamento com conceitos modernos, como para currículo de babá.

Arial

fonte para currículo Arial

Essa é uma fonte para currículo considerada clássica, de aparência simples e profissional. Você com certeza já usou Arial em documentos e trabalhos, pois muitas vezes é requisitada como padrão de formatação.

Times New Roman

fonte para currículo Times New Roman

Usar Times New Roman como a fonte do seu curriculum vitae demonstra uma escolha tradicional. Note que é uma fonte com serifas, esses pequenos detalhes que facilitam ainda mais a leitura, pois contribuem para diferenciar as letras.

Use esta fonte para profissões mais tradicionais, como em currículo para professor.

Continue lendo para conhecer mais exemplos de fontes para currículo, desde as mais usadas online até as mais tradicionais.

O que colocar no objetivo do currículo? Escreva um resumo de currículo perfeito seguindo as dicas do nosso gerador de currículos.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Cambria

fonte para currículo Cambria

A fonte Cambria foi criada tendo em mente a leitura em telas. Considerando que hoje em dia o mais comum é um recrutador que avalia currículos online, essa é uma escolha sem erros.

Helvetica

fonte para currículo Helvetica

Uma fonte inovadora na sua origem, a Helvetica foi criada para fornecer uma leitura clara em uma fonte neutra, sem adornos. Ela é muito popular, e usar essa fonte no currículo é uma boa opção para passar a imagem de simplicidade.

Georgia

fonte para currículo Georgia

Uma fonte muito usada em design editorial, a Georgia também é uma escolha segura de fonte de letra para currículo. Segundo a Microsoft, a fonte Georgia combina alta legibilidade com caráter e charme.

Verdana

fonte para currículo Verdana

Essa é outra fonte criada para ser exibida em telas e, portanto, adequada para os tempos modernos em que recrutadores leem o seu currículo na tela do computador. Verdana é uma boa opção como fonte para currículo quando você quer colocar mais informações no seu CV, pois ela é otimizada para tamanhos pequenos.

Garamond

fonte para currículo Garamond

Outra fonte com serifas popular, Garamond oferece uma boa legibilidade como fonte de currículo. Note que essa fonte pode passar um ar mais sério, na medida em que é considerada clássica, então é muitas vezes recomendada para cargos mais formais.

Uma escolha segura para profissões que exigem passar uma imagem formal, como em currículo para representante comercial.

Trebuchet MS

fonte para currículo Trebuchet Ms

Uma fonte criada para uso em telas, Trebuchet MS se diferencia de outras fontes por sua aparência mais marcante. Essa é uma escolha para quem deseja mostrar personalidade, ainda mantendo a legibilidade necessária em currículos.

Opte por Trebuchet MS para áreas de atuação mais criativas, como em currículo de copywriter.

Gill Sans

fonte para currículo Gill Sans

Uma escolha menos óbvia para o seu curriculum vitae, Gill Sans é uma fonte de forma extremamente simples, criada há quase um século e, portanto, definitivamente uma fonte clássica.

Qual fonte usar no currículo?

Use no seu currículo uma fonte legível que reflita a sua imagem como profissional. É importante que a fonte seja simples, sem desenhos ou adornos, pois obstruem a legibilidade. Limite-se a uma só fonte em todo o currículo e evite usar sublinhado ou itálico. Você pode usar negrito para ressaltar os títulos das seções de seu curriculum vitae.

Confira as dicas a seguir para ajudar a escolher a sua fonte para currículo.

1. Foque em simplicidade

Um curriculum vitae é acima de tudo um documento prático, que deve ser facilmente lido pelos recrutadores. Portanto, escolha uma fonte para currículo básica, com alto nível de legibilidade e espaço normal entre as letras. Evite qualquer coisa que comprometa a leitura, como sombra, profundidade, textura ou contornos.

2. Opte por fontes clássicas

A vantagem de fontes clássicas é que elas foram testadas ao longo do tempo e possuem consistência, com formas e proporções de fácil distinção. Como diz Miguel Sousa no seu Guia de Tipos, essas fontes “sobreviveram” à passagem de décadas e têm um design intemporal.

3. Não é o momento de ser criativo

O seu curriculum vitae é um documento com o seu resumo profissional, e não uma obra de arte. Diversas fontes podem ser usadas para causar efeitos visuais e mostrar criatividade, mas esse não é o intuito de um currículo. Como já dissemos, o recrutador deve conseguir acessar o seu CV facilmente. Foque na legibilidade.

Com essas dicas essenciais você pode fazer uma escolha informada sobre a fonte correta para currículo. Veja também qual tamanho de fonte usar no currículo e outras dicas de formatação.

Tamanho da fonte para currículo

Para o conteúdo do currículo, opte pelo tamanho 11. Dependendo da fonte de currículo escolhida, que pode ser maior ou menor, adapte a sua escolha de tamanho entre 10 e 12. Já para os títulos das seções, faça um pouco maior, como tamanho 14, e lembre de deixar um espaço em branco entre as seções. Isso garante uma leitura confortável de seu currículo.

Utilize também um espaçamento entre linhas que facilite ao recrutador passar de uma linha à outra. Opte por mínimo 1,15 e máximo 1,5. Faça margens de 2,5 de cada lado. Limite o seu currículo a uma ou duas páginas, conforme a extensão da sua experiência profissional.

Mesmo sem experiência você pode fazer um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, você encontrará dicas para seu curriculum vitae, feitas por profissionais especializados em recrutamento.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Obrigada por ler até o fim este artigo sobre fonte para currículo. Gostaria de tirar alguma dúvida? Ou você tem dicas para compartilhar? Escreva nos comentários abaixo e responderemos o mais rápido possível.

Como revisamos o conteúdo na LiveCareer

Nossa equipe editorial revisou este artigo para verificar se está em conformidade com a política editorial da Livecareer. O intuito é garantir que nossas orientações e recomendações de especialistas estejam consistentes em todos os nossos guias de carreira e alinhadas com os padrões e tendências atuais sobre criação de currículos e cartas de apresentação. Recebemos a confiança de mais de 10 milhões de pessoas em busca de emprego, apoiando-os em seu caminho para encontrar o emprego dos sonhos. Cada artigo é precedido por pesquisa e apuração para garantir que nosso conteúdo responda às tendências e demandas atuais do mercado.

Escrito por

Beatriz Negreiros Gemignani
Beatriz Negreiros Gemignani

Beatriz é uma redatora de conselhos de carreira membro da Associação Profissional de Redatores de Currículos e Coaches de Carreira (PARWCC). Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, Beatriz é uma especialista em criação de currículos da LiveCareer, comprometida a oferecer orientações precisas e atuais para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.

Seguir

Avalie meu artigo:

Fonte

Média:

Obrigado por votar!
5  (2 votos)

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Currículo perfeito

Mencionado em: