1. Modelo de currículo Europass e como fazer um CV europeu

Modelo de currículo Europass e como fazer um CV europeu

Beatriz Negreiros Gemignani
Atualizado em:

Mencionado em:

Você vai se candidatar a uma vaga de emprego na Europa? Então vale a pena conhecer o currículo Europass. Este modelo de CV foi criado pela União Europeia com o intuito de que cidadãos europeus tenham acesso a um gerador de currículos grátis e no seu idioma nativo.

Mas, será que o currículo Europass é a melhor opção para você? Eu respondo essa pergunta. Neste artigo, eu mostros seus prós e contras e como fazer um curriculum vitae Europass grátis. Também mostrarei outros modelos de currículo europeu para download.

Quer fazer um currículo profissional online e fácil? Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as seções do currículo com frases prontas.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

exemplo de currículo europeuNÃO
exemplo de currículo europeuSIM

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para download para Word ou PDF.

Também posso mostrar outros modelos de currículos e como fazer seu currículo completo:

O que é o currículo Europass

O currículo Europass é um modelo europeu padronizado para os diferentes países da União Europeia. Com o intuito de facilitar a locomoção entre os países membros, o Europass permite que candidatos criem seus documentos na plataforma online. O processo é gratuito.

Agora, vou responder a pergunta: vale a pena usar o currículo Europass?

Vantagens e desvantagens do currículo Europass

Preciso te informar que fazer um currículo Europass nunca é um requisito na Europa. Você pode se candidatar a vagas no velho continente usando qualquer modelo de currículo europeu. Tendo isso em mente, te mostro as vantagens do currículo Europass:

  • O documento está disponível em 31 idiomas, facilitando criar um currículo para o país de seu interesse (porém, não faça um currículo num idioma que você desconhece!);
  • A plataforma Europass é de acesso fácil e permite fazer um currículo grátis.

Apesar disso, nem sempre posso recomendar fazer um currículo Europass. Eu te explico o motivo:

  • O CV Europass já foi muito utilizado e não contribui para você se destacar na sua candidatura;
  • O modelo possui pouca flexibilidade: as seções do seu currículo já são pré-definidas, em um design que incentiva criar currículos longos demais;
  • Trata-se de um modelo de currículo europeu genérico, que despersonaliza o candidato.

Mas, se você deseja aproveitar essa ferramenta padronizada para currículos europeus, eu te ensino como criar um currículo Europass.

Como fazer o curriculum vitae Europass

Você não precisa se registrar para fazer o CV Europass. Eu te mostro quais passos seguir:

  1. Acesse o site do Europass;
  2. Clique em “Criar um CV” e opte por "Criar novo CV";
  3. Escolha o idioma do seu curriculum vitae Europass;
  4. Selecione o formato da data;
  5. Inclua uma foto no currículo apenas se for o comum no país de seu interesse;
  6. Escreva seu nome e dados para contato, preenchendo: e-mail, telefone e LinkedIn (se tiver);
  7. Escreva a seção "sobre mim" do currículo, com o seu perfil profissional;
  8. Clique em "Guardar" e, depois, em “Adicionar nova secção” para escolher cada uma das seções do CV;
  9. Detalhe em "Experiência profissional" as suas conquistas;
  10. Coloque em "Educação e formação" a sua vida acadêmica;
  11. Inclua no currículo as suas habilidades relevantes para a vaga, preenchendo, por exemplo, competências linguísticas, digitais e sociais;
  12. Acrescente informações adicionais importantes para a sua área, como conferências, publicações e voluntariado;
  13. Clique em “seguinte” ao terminar todas as seções, e selecione o modelo de sua preferência;
  14. Crie um nome para o arquivo e clique em “descarregar” para baixar o currículo em PDF.

Você também pode optar por salvar o seu CV Europass no site para poder editá-lo no futuro. Vou te mostrar como fazer isso.

O que colocar no objetivo do currículo? Escreva um resumo de currículo perfeito seguindo as dicas do nosso gerador de currículos.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Editar o currículo Europass

Eu te ensino passo a passo para editar o CV Europass:

  1. Registre-se no site do Europass;
  2. Salve o seu CV Europass após criá-lo pela primeira vez, clicando em "Guardar na biblioteca Europass";
  3. Acesse o seu cadastro Europass e vá para "A Minha Biblioteca";
  4. Clique nos três pontinhos ao lado do nome do seu CV e selecione a opção "Editar";
  5. Preencha cada seção para atualizar o currículo com informações recentes;
  6. Selecione "Descarregar" ao terminar, e faça o download do currículo em PDF.

É importante notar que o currículo Europass é um modelo já muito usado e, por isso, pouco interessante para um candidato que deseja se destacar na multidão. Veja a seguir outros modelos de currículo europeu que permitem inovação e singularidade.

Alternativas para o currículo Europass

Ao contrário do currículo Europass, os currículos para preencher online abaixo podem ser baixados em Word e JPEG, além de PDF.

Usar alternativas ao currículo Europass é sempre uma boa ideia, já que os recrutadores europeus acabam ficando cansados de ver sempre os mesmos modelos de currículos. Só em 2023, mais de 15 milhões de pessoas visitaram a plataforma para criar documentos Europass.

1. Currículo europeu moderno

FAZER CURRÍCULO ONLINECurrículo europeu moderno

Uma alternativa ao curriculum vitae Europass mais criativa. Acho que as cores propiciam um ar mais moderno e chamativo do que o modelo da União Europeia. No topo, o objetivo do currículo serve como uma apresentação personalizada.

2. Curriculum vitae europeu original

FAZER CURRÍCULO ONLINECurriculum vitae europeu original

Com esse modelo de CV original, profissionais de recrutamento têm facilidade para encontrar a informação que querem. No espaço maior à direita, destaque suas informações principais, como a experiência laboral.

3. Modelo de currículo europeu elegante

FAZER CURRÍCULO ONLINEModelo de currículo europeu elegante

Este currículo pronto tem um design elegante perfeito para posições executivas, como para quem faz um currículo de administrador de escritório. Você notou as iniciais estilizadas ao lado do nome? Esse detalhe é gerado automaticamente para você.

4. Currículo modelo europeu simples

FAZER CURRÍCULO ONLINECurrículo modelo europeu simples

Uma alternativa ao CV Europass com uma aparência simples e profissional, perfeita para vagas tradicionais, como para um currículo de professor.

Dica valiosa: 75% dos recrutadores detectaram mentiras no currículo, de acordo com uma pesquisa da Career Builder. Não minta. Eles saberão. 

5. CV europeu profissional

FAZER CURRÍCULO ONLINECV europeu profissional

Um currículo profissional e original, com divisão em duas colunas para otimizar o espaço da página. Você também tem a opção de colocar uma foto no currículo, o que é comum em diversos países europeus.

Todos os currículos dessa lista foram feitos seguindo os padrões europeus. Ainda assim, você tem liberdade para escolher as cores, fonte, layout e detalhes que preferir para seu CV.

Mesmo sem experiência você pode fazer um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, você encontrará dicas para seu curriculum vitae, feitas por profissionais especializados em recrutamento.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Obrigada por ler o meu artigo sobre o currículo Europass. Ficou com alguma dúvida? Ou tem alguma dica para compartilhar? Deixe um comentário e vamos conversar!

Como revisamos o conteúdo na LiveCareer

Nossa equipe editorial revisou este artigo para verificar se está em conformidade com a política editorial da Livecareer. O intuito é garantir que nossas orientações e recomendações de especialistas estejam consistentes em todos os nossos guias de carreira e alinhadas com os padrões e tendências atuais sobre criação de currículos e cartas de apresentação. Recebemos a confiança de mais de 10 milhões de pessoas em busca de emprego, apoiando-os em seu caminho para encontrar o emprego dos sonhos. Cada artigo é precedido por pesquisa e apuração para garantir que nosso conteúdo responda às tendências e demandas atuais do mercado.

Escrito por

Beatriz Negreiros Gemignani
Beatriz Negreiros Gemignani

Beatriz é uma redatora de conselhos de carreira membro da Associação Profissional de Redatores de Currículos e Coaches de Carreira (PARWCC). Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, Beatriz é uma especialista em criação de currículos da LiveCareer, comprometida a oferecer orientações precisas e atuais para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.

Seguir

Avalie meu artigo:

Europass

Média:

Obrigado por votar!
5  (1 votos)

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Currículo perfeito

Mencionado em: