1. O que é PcD no currículo e como colocar

O que é PcD no currículo e como colocar

Carmen Peel
Atualizado em:

Mencionado em:

As leis brasileiras garantem a inclusão da pessoa com deficiência (PcD) no mercado de trabalho, além de determinar quantas vagas devem ser disponibilizadas especialmente para PcDs.

Algumas empresas fazem anúncios de emprego exclusivos para PcD, outras encorajam a candidatura nas descrições de vagas gerais. Em ambos os casos, é importante colocar que é PcD no currículo da forma correta. 

Veja neste artigo o que é PcD no currículo, como colocar e mais informações sobre PcD e trabalho.

Quer fazer um currículo profissional online e fácil? Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as seções do currículo com frases prontas.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

exemplo de PcD no currículoNÃO
exemplo de PcD no currículoSIM

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para download para Word ou PDF.

Além de PcD, há outras informações importantes que você pode incluir no seu currículo. Veja outros artigos sobre o que colocar e dicas de currículo:

O que é PcD no currículo

O PcD no currículo informa que o mesmo se refere a uma pessoa com deficiência (física, visual, auditiva, intelectual). Esse dado é essencial para vagas exclusivas e importante em vagas gerais. 

A pessoa com deficiência pode informar este fato e suas implicações no currículo profissional para facilitar o processo de candidatura. A informação deve ser concisa, visível e compreensível para o recrutador, por isso, faça um currículo simples.

Como colocar PcD no currículo: exemplo

Coloque a informação de PcD no cabeçalho, após os dados pessoais e antes da descrição do currículo. Inclua a sigla PcD, o tipo de deficiência, especificação e grau. Você também pode mencionar o CID para mais clarificações. Veja o exemplo de PcD no currículo: 

Luis Silva Cunha

Engenheiro mecânico

(99) 99999-9999

luissilvacunha@email.com

linkedin.com/in/luissilvacunha

PcD Auditiva Bilateral Moderada (CID H90.0)

Para deficiências que requerem acomodações mais específicas e relevantes para o empregador, como uso de cadeira de rodas, ou de cão-guia, inclua essa informação logo após a descrição da deficiência. 

Lembre-se de atualizar o currículo não só para alterações profissionais, mas também em caso de mudanças relacionadas à deficiência.

Continue lendo para saber mais sobre o que é PcD no currículo e em vagas de trabalho.

O que colocar no objetivo do currículo? Escreva um resumo de currículo perfeito seguindo as dicas do nosso gerador de currículos.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

O que é candidato PcD

O candidato PcD é aquele que possui laudo de deficiência emitido por um médico ou outro profissional qualificado. A pessoa reabilitada, que possui certificado de reabilitação pelo INSS, também pode se candidatar a vagas para PcD. 

A obrigatoriedade de vagas de emprego para PcD é determinada pelo artigo 93 da Lei n.º 8.213/91 e define que empresas com mais de 100 empregados devem preencher entre 2% e 5% dos cargos com colaboradores PcD.

Outros candidatos, que não são pessoas com deficiência, não possuem laudo médico ou certificados específicos, não podem se candidatar para vagas PcD, independentemente da experiência profissional.

O que é considerado PcD para trabalho

A lei n.º 13.146 define a PcD como aquela que possui impedimento de longo prazo de tipo físico, mental, intelectual ou sensorial e que podem ter sua participação na sociedade prejudicada por barreiras de desigualdade.

De acordo com a avaliação biopsicossocial da deficiência, as barreiras devem ser avaliadas individualmente para compreender as limitações e adaptações necessárias para as atividades da pessoa com deficiência. 

Veja abaixo as principais classificações de deficiências e estratégias de adaptação:

  • Deficiência visual: compreende desde baixa visão até perda total da capacidade visual (cegueira), adquirida ou congênita. Prevê a inclusão a partir recursos específicos como braile e leitura automática, acompanhamento por cão-guia e adaptações no ambiente.
  • Deficiência física: descreve limitações de mobilidade e funcionamento muscular temporárias ou permanentes. Requer acomodações como rampas, elevadores, disponibilidade de espaço, entre outras.
  • Deficiência auditiva: engloba diversos graus de perda auditiva (em ambos ou apenas um dos ouvidos). As adaptações podem variar de acordo com a deficiência e circunstâncias específicas, podendo incluir o uso de aparelhos auditivos e assistência em LIBRAS.
  • Deficiência intelectual ou mental: caracteriza distúrbios neurológicos que influenciam o comportamento, aprendizado e interação social. Podem ser menos perceptíveis do que as anteriores, mas também requerem adaptações que refletem até mesmo na cultura da empresa.
  • Deficiência múltipla: associação de duas ou mais deficiências.

A deficiência, aparente ou não, não é a única base para caracterizar a pessoa com deficiência durante o processo de recrutamento. Entenda o que é o candidato para a vaga PcD.

Dicas para fazer seu currículo de pessoa com deficiência

Além de incluir a informação de PcD, é fundamental ter um currículo perfeito para se destacar tanto nas vagas destinadas a pessoas com deficiência quanto nas vagas de ampla concorrência.

Alguns conselhos valiosos para fazer seu currículo:

Essas são apenas algumas dicas, leia mais sobre como fazer um currículo bom.

Mesmo sem experiência você pode fazer um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, você encontrará dicas para seu curriculum vitae, feitas por profissionais especializados em recrutamento.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Espero que este artigo tenha te ajudado com as informações mais importantes sobre PcD no currículo. Se você quer tirar uma dúvida ou compartilhar a sua experiência, escreva um comentário no fim da página. Obrigada por ler e boa sorte!

Como revisamos o conteúdo na LiveCareer


Nossa equipe editorial revisou este artigo para verificar se está em conformidade com a política editorial da LiveCareer. O intuito é garantir que nossas orientações e recomendações de especialistas estejam consistentes em todos os nossos guias de carreira e alinhadas com os padrões e tendências atuais sobre criação de currículos e cartas de apresentação. Recebemos a confiança de mais de 10 milhões de pessoas em busca de emprego, apoiando-os em seu caminho para encontrar o emprego dos sonhos. Cada artigo é precedido por pesquisa e apuração para garantir que nosso conteúdo responda às tendências e demandas atuais do mercado.

Escrito por

Carmen Peel
Carmen Peel

Carmen é especialista em carreira e redatora de currículos profissionais. É linguista e possui experiência em escrita, tradução e revisão. Seu objetivo é facilitar a jornada de pessoas que buscam novas oportunidades em suas carreiras.

Seguir

Avalie meu artigo:

O que e pcd no curriculo

Média:

Obrigado por votar!
5  (1 votos)

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Currículo perfeito

Veja artigos similare

Mencionado em: