1. Currículo LinkedIn: como fazer, gerar e baixar o cv

Currículo LinkedIn: como fazer, gerar e baixar o cv

Carmen Peel
Atualizado em:

Mencionado em:

O currículo segue conservando sua importância e estrutura padrão apesar de diversas mudanças tecnológicas, mas algumas alternativas, como o LinkedIn, possibilitam inovações, como ter o currículo online. 

Se você tem um perfil criado, pode baixar o currículo do LinkedIn para utilizar como PDF e enviar para vagas de emprego além do site.

Veja neste artigo como gerar o currículo do LinkedIn para exportar e também como fazer um currículo no LinkedIn se ainda não possuir.

Quer fazer um currículo profissional online e fácil? Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as seções do currículo com frases prontas.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

modelo para fazer currículo do LinkedInNÃO
modelo para fazer currículo do LinkedInSIM

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para download para Word ou PDF.

Além do currículo no LinkedIn, veja mais dicas de como fazer e o que colocar no seu currículo:

Como baixar e gerar o currículo do LinkedIn

Para exportar o currículo digital do LinkedIn, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o LinkedIn (faça login se necessário);
  2. Vá ao seu perfil clicando no seu nome ou foto;
  3. Clique em “Mais” ao lado de “Adicionar seção do perfil”;
  4. Selecione “Salvar com PDF”.

O currículo em PDF será automaticamente baixado no seu computador. Você pode enviá-lo por email, anexar o arquivo em outras páginas de vagas ou imprimir o currículo do LinkedIn para ter o documento físico. 

Como baixar o currículo do LinkedIn pelo celular

Atualmente, nem o site mobile, nem o aplicativo oficial do LinkedIn possuem uma opção que permita salvar o currículo do LinkedIn como PDF. 

Para ter o currículo no celular, você pode salvar o arquivo PDF baixado pelo computador em uma nuvem ou enviar o currículo por email.

Se você ainda não possui um perfil na plataforma, aprenda agora a criar um para fazer e baixar seu currículo LinkedIn.

O que colocar no objetivo do currículo? Escreva um resumo de currículo perfeito seguindo as dicas do nosso gerador de currículos.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Como fazer currículo no LinkedIn

1. Comece com os dados pessoais do currículo (nome, sobrenome, localidade). Nem todos os campos são obrigatórios, por isso, preencha apenas os necessários e desejados.

2. Preencha a seção de experiência profissional com seus últimos empregos, listando o título do cargo ocupado, nome da empresa e localidade:

currículo linkedin experiência profissional

A seção de experiência profissional possui um campo de “descrição” que deve ser preenchido com dados relevantes sobre a sua função. Esse campo é opcional no currículo do LinkedIn, mas é essencial para demonstrar seu sucesso profissional. Por isso, liste as atividades realizadas e conquistas ou resultados numéricos alcançados mais chamativos. 

currículo linkedin adicionar experiência

3. Complete a seção de formação acadêmica. Insira o nome da instituição de ensino, tipo de diploma (Médio, Técnico, Bacharelado ou Pós-Graduação), a área de estudo (nome do curso) e as datas de início e conclusão. Se tiver mais informações relevantes, como projetos de pesquisa, pode mencioná-las nos campos opcionais.

currículo linkedin educação

4. Adicione competências no perfil do LinkedIn. Isso inclui habilidades comportamentais, como organização, criatividade ou liderança, e conhecimentos técnicos como linguagens de programação e domínio de ferramentas específicas.

currículo linkedin competências e habilidades

As habilidades do currículo podem ser essenciais ao buscar por vagas diretamente no site, pois o LinkedIn indica o nível de compatibilidade das suas competências com as exigidas pela vaga. Além dos conhecimentos técnicos, habilidades sociais e emocionais estão entre os atributos mais procurados pelas empresas.

Depois de completar todas as informações do perfil, você terá um currículo pronto para utilizar. Continue lendo para ver algumas dicas de currículo no LinkedIn.

Currículo LinkedIn: dicas extras

  • Utilize uma foto profissional. Assim como em outras redes sociais, é esperado que você tenha uma foto no perfil do LinkedIn. Neste caso, coloque uma foto simples e profissional, apenas do rosto e com fundo neutro. A foto fica apenas no perfil e o CV baixado não será um currículo com foto, já que essa não é uma prática comum.
  • Mantenha um perfil atual. Tanto no documento original, como no LinkedIn, os seus dados devem ser o mais recente possível. Certifique-se sempre de que as informações do seu currículo no LinkedIn são condizentes com as do CV. Indicar um link para um perfil abandonado demonstra desinteresse, por isso, faça um currículo atualizado.
  • Cuidado com o tamanho do arquivo baixado. Baixar o currículo do LinkedIn gera um arquivo automático baseado nas informações do seu perfil. O currículo profissional deve caber em uma página ou, no máximo, duas. Se o arquivo gerado for maior do que isso, considere encurtar algumas informações ou usar um currículo para editar.
  • Utilize referências e conexões. Possuir bons contatos pode te ajudar a conquistar novas oportunidades de trabalho. As referências do currículo no LinkedIn são uma forma de realçar o seu perfil profissional. Peça para colegas de trabalho ou coordenadores anteriores escreverem um comentário no seu perfil te indicando como profissional.
  • Analise o perfil da empresa. As empresas utilizam o LinkedIn não só para anunciar vagas de trabalho, como também para divulgar a sua marca e cultura organizacional. Se estiver se candidatando, pesquise a página da empresa no LinkedIn para conhecer mais sobre os valores e práticas da organização.

Quer aumentar suas chances de ser selecionado? Leia mais sobre o que colocar no currículo para se destacar.

Mesmo sem experiência você pode fazer um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, você encontrará dicas para seu curriculum vitae, feitas por profissionais especializados em recrutamento.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Espero que este artigo tenha te ajudado a baixar o currículo do LinkedIn ou fazer o seu perfil. Ficou com alguma dúvida? Quer mais dicas para o seu currículo? Deixe uma mensagem nos comentários desta página.

Como revisamos o conteúdo na LiveCareer

Nossa equipe editorial revisou este artigo para verificar se está em conformidade com a política editorial da LiveCareer. O intuito é garantir que nossas orientações e recomendações de especialistas estejam consistentes em todos os nossos guias de carreira e alinhadas com os padrões e tendências atuais sobre criação de currículos e cartas de apresentação. Recebemos a confiança de mais de 10 milhões de pessoas em busca de emprego, apoiando-os em seu caminho para encontrar o emprego dos sonhos. Cada artigo é precedido por pesquisa e apuração para garantir que nosso conteúdo responda às tendências e demandas atuais do mercado.

Escrito por

Carmen Peel
Carmen Peel

Carmen é especialista em carreira e redatora de currículos profissionais. É linguista e possui experiência em escrita, tradução e revisão. Seu objetivo é facilitar a jornada de pessoas que buscam novas oportunidades em suas carreiras.

Seguir

Avalie meu artigo:

Linkedin

Média:

Obrigado por votar!
5  (1 votos)

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Currículo perfeito

Veja artigos similare

Mencionado em: