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Estado civil no currículo: precisa colocar?
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Os dados pessoais são tantos hoje em dia que pode ser difícil decidir o que incluir em certos documentos. Ao fazer um currículo, o seu objetivo é apresentar suas informações mais relevantes para uma vaga de emprego. Será que o estado civil faz parte disso?
Em um mercado de trabalho competitivo e focado em qualificação, cada aspecto do currículo deve ser estratégico e não desperdiçar espaço.
Descubra se é realmente necessário colocar o estado civil no currículo e o que é considerado estado civil.
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O que é o estado civil no currículo?
O estado civil é a condição formal de relacionamento perante a lei. Ele serve para indicar alguns direitos e deveres do cidadão em questões legais e é comum encontrá-lo ao preencher documentos ou responder questionários formais.
Tipos de estado civil
O código civil brasileiro reconhece cinco estados civis:
- Solteiro: Pessoa que nunca se casou e não tem vínculo legal com um parceiro.
- Casado: Pessoa que formalizou a união por casamento civil (em cartório).
- Divorciado: Pessoa que se casou, mas passou por um processo legal de divórcio.
- Viúvo: Pessoa cujo cônjuge faleceu e que não assumiu outro matrimônio.
- Separado: Pessoa que ainda possui vínculo de casamento, mas não convive com o cônjuge.
Apesar de ter implicações legais similares ao casamento em alguns contextos, a união estável não é um estado civil oficialmente reconhecido e sim um estado de fato. Da mesma forma, “namorando” não é um estado civil, pois não possui reconhecimento legal.
O que colocar no objetivo do currículo? Escreva um resumo de currículo perfeito seguindo as dicas do nosso gerador de currículos.

Devo colocar o estado civil no currículo?
Colocar o estado civil no currículo não é necessário e pode inclusive ser desaconselhável. Empresas e recrutadores priorizam as qualificações profissionais ao avaliar um candidato, e o estado civil não influencia sua capacidade de desempenhar a função.
Além disso, as leis trabalhistas impedem a discriminação com base no estado civil, o que faz com que esse tipo de informação não possa ser usado como critério para contratação, promoção ou demissão de funcionários.
Se o estado civil não é um critério importante, o que realmente faz diferença para os recrutadores? Confira: O que colocar no currículo para se destacar
Caso você acredite que informar o seu estado civil no currículo pode ser um diferencial competitivo ou o encontrou como opção obrigatória em um formulário para vaga, veja se você se encaixa em uma das situações a seguir.
Quando colocar o estado civil no currículo
Como mencionamos antes, tudo que é colocado no currículo deve ser estratégico para a vaga desejada. Assim, é possível que o estado civil possa ser um fator que alinhe o perfil profissional com as expectativas do empregador.
- Vagas internacionais: Em processos seletivos para oportunidades no exterior, informar o estado civil durante a candidatura pode ser necessário para esclarecer questões como visto e legalização de residência.
- Necessidade de mudança: Quando a vaga exige realocação para outra cidade ou estado, esse dado pode ser um fator relevante para o empregador avaliar a flexibilidade e a logística da mudança.
- Cargos em instituições religiosas ou culturais: Algumas instituições com valores específicos podem levar em conta o estado civil do candidato para garantir alinhamento com sua missão e princípios organizacionais.
Fique atento: mesmo nestes casos, a inclusão do estado civil no CV deve ser feita com discrição, sem sacrificar o espaço de informações mais importantes. O local apropriado para mencioná-lo é junto aos dados pessoais no currículo.
Além do estado civil, há outros elementos que podem ser desnecessários ou até prejudiciais em um currículo. Descubra mais em: O que não colocar no currículo
Mesmo sem experiência você pode fazer um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, você encontrará dicas para seu curriculum vitae, feitas por profissionais especializados em recrutamento.

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Escrito por
Carmen é especialista em carreira e redatora de currículos profissionais. É linguista e possui experiência em escrita, tradução e revisão. Seu objetivo é facilitar a jornada de pessoas que buscam novas oportunidades em suas carreiras.
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