1. Atualizar Currículo Lattes: como usar a plataforma do CNPq

Atualizar Currículo Lattes: como usar a plataforma do CNPq

Beatriz Negreiros Gemignani
Atualizado em:

Mencionado em:

Você teve novas publicações, ingressou em um grupo de estudos, começou novos projetos ou se engajou em outras atividades acadêmicas? Recomendo, então, atualizar o Currículo Lattes com esses dados.

O mesmo vale para quem acabou de fazer um Currículo Lattes com as informações básicas. Após publicado, recomendo acessar a plataforma para inserir os demais dados e ter um currículo completo. Vou te mostrar como atualizar o Currículo Lattes do CNPq.

Quer fazer um currículo profissional online e fácil? Escolha um modelo de currículo para preencher e complete as seções do currículo com frases prontas.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORA

Crie seu currículo profissional

exemplo de CV com link para Currículo Lattes atualizadoNÃO
exemplo de CV com link para Currículo Lattes atualizadoSIM

O gerador de currículos online da LiveCareer torna possível a criação de um currículo perfeito para download para Word ou PDF.

Confira também os meus guias de como fazer um currículo tradicional, seja para o mercado de trabalho ou para a academia:

Quando devo atualizar meu Currículo Lattes do CNPq?

Recomendo atualizar o Currículo Lattes frequentemente, para não deixar acumular diversas novas realizações e acabar se esquecendo de alguma coisa. Se você for um profissional acadêmico ativo, sugiro que atualize seu Currículo Lattes todo mês. Caso contrário, recomendo colocar suas novas informações assim que acontecem.

Você precisará do seu Currículo Lattes atualizado quando quiser concorrer a uma bolsa de estudos, a uma vaga em universidades e para participar de processos seletivos acadêmicos.

Para professores e pesquisadores universitários, a instituição de ensino exige manter o Currículo Lattes atualizado. Agências de fomento federais e estaduais usam os dados da Plataforma Lattes para avaliar os cursos no país e para as atividades de planejamento e gestão.

Dica valiosa: atualizar seu Currículo Lattes frequentemente também permite que outros profissionais tenham acesso ao seu currículo completo. Apenas em 2022, o total de visualizações do Currículo Lattes foi de 216.615.565.

Agora, vou te mostrar como atualizar o Currículo Lattes do CNPq com um passo a passo simplificado.

Como atualizar o Currículo Lattes

Agora, te mostro como atualizar seu currículo na Plataforma Lattes:

  1. Vá para o site da Plataforma Lattes e clique em “Atualizar currículo”:

Atualizar Currículo Lattes

  1. Na nova guia, use seu CPF, email ou login gov.br para acessar seu Currículo Lattes:

Acessar o Currículo Lattes para atualizar

  1. Atualize as seções necessárias selecionando-as no menu superior ou pela barra de busca. Se você quiser atualizar seu texto inicial, clique diretamente em “Editar Resumo”:

Atualizar o Currículo Lattes por seção

  1. Por exemplo, para inserir um novo curso extracurricular, vá para Formação -> Formação Complementar e clique em “Incluir novo item”:

Atualizar formação complementar do Currículo Lattes

  1. Após atualizar todos os seus dados necessários, clique no aviso que aparece na sua página principal para enviar as atualizações ao CNPq:

Envie as atualizações do Currículo Lattes ao CNPq

  1. Revise as versões de seu documento para evitar ter algum erro ao atualizar o Currículo Lattes. Concorde com o termo de adesão, escolha seu idioma principal (português ou inglês) e, se quiser, autorize a publicação de seu CV em inglês.

Revise seu Currículo Lattes antes de enviar ao CNPq

  1. Por fim, clique em “Enviar ao CNPq”. Você verá um pop-up dizendo “O currículo foi enviado para publicação” e o aviso vermelho desaparecerá de sua página inicial.

Atualizar o Currículo Lattes é simples assim. Dependendo de quantos dados você tem para atualizar, esta tarefa pode levar apenas alguns minutos.

Continue lendo para tirar todas as suas dúvidas sobre como atualizar o Currículo Lattes.

O que colocar no objetivo do currículo? Escreva um resumo de currículo perfeito seguindo as dicas do nosso gerador de currículos.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Qual é o link para atualizar o Currículo Lattes?

Eu te mostro. O link para acessar a Plataforma Lattes do CNPq é: https://lattes.cnpq.br/. Neste site, você pode tanto criar um novo Currículo Lattes, buscar seu Currículo Lattes ou de outros profissionais e atualizar seu documento.

Uma dúvida comum é querer saber quanto tempo demora para atualizar o Currículo Lattes. Descubra a seguir.

Quanto tempo o Currículo Lattes demora para atualizar?

O prazo mais comum para atualizar o Currículo Lattes é dentro de 24 horas. Porém, dependendo das informações que você atualizar, isso ocorre dentro de instantes. 

Como exemplo, recentemente eu atualizei minhas publicações e formação complementar, dados que em poucos minutos já estavam disponíveis no meu Currículo Lattes. Já as alterações em meu resumo do currículo só ficaram disponíveis após aproximadamente 8 horas.

Veja a seguir quais informações você pode inserir ao atualizar o Currículo Lattes.

O que colocar ao atualizar meu Currículo Lattes?

Como é um currículo acadêmico, você pode inserir no Currículo Lattes todas as suas realizações, sem precisar focar apenas no que é mais importante. Informe, por exemplo, sua formação acadêmica mais recente, novos projetos de pesquisa, publicações e participações em congressos ou eventos.

Eu te mostro as diferentes seções do Currículo Lattes para atualizar:

  • Dados gerais: atualize seu endereço, nível de idiomas, prêmios e títulos adquiridos e o texto inicial de descrição do Currículo Lattes;
  • Formação: coloque seu grau de formação acadêmica mais recente e quaisquer cursos complementares realizados ou em andamento;
  • Atuação: nesta seção você pode inserir suas experiências profissionais, mas foque em experiências relevantes para a sua carreira acadêmica. Coloque também suas linhas de pesquisa e áreas de atuação;
  • Projetos: informe sua participação em diferentes tipos de projetos – de pequisa, desenvolvimento tecnológico, extensão, ensino e outros;
  • Produções: parte importantíssima na academia, informe todas as suas publicações, divididas entre bibliográfica, técnica e artística ou cultural. Para ressaltar suas produções mais relevantes, marque as 5 principais com uma estrela.
  • Patentes e registros: adicione, por exemplo, marca registrada, desenho industrial e programa de computador registrado;
  • Inovação: coloque qualquer criação inovativa, mesmo sem registro, incluindo projetos de pesquisa, ensino e desenvolvimento tecnológico;
  • Educação e popularização de C&T: inclua aqui desenvolvimento de material didático, curso de curta duração ministrado, entrevistas e mesas redondas, websites e blogs, produções de artes visuais, cênicas e música;
  • Eventos: liste sua participação ou organização de eventos, congressos, exposições, feiras e olimpíadas;
  • Orientações: seção para professores orientadores, inclua tanto supervisões e orientações concluídas quanto em andamento;
  • Bancas: coloque sua participação em bancas de trabalhos de conclusão e de comissões julgadoras;
  • Citações: liste suas citações por base bibliográfica, como ISI, SciELO e SCOPUS.

Você pode encontrar essas seções no menu superior de sua página inicial na plataforma. Ao atualizar o Currículo Lattes, é normal que seu documento final tenha diversas páginas. Afinal, ele não é um currículo para processos seletivos do mercado de trabalho.

Veja a seguir como ter o currículo tradicional atualizado também.

Último passo: atualize também seu curriculum vitae

Baseada na minha experiência, sei que é importante ter um curriculum vitae tradicional atualizado, e não apenas seu Currículo Lattes. A diferença é que o Lattes é um documento acadêmico e padronizado, enquanto o CV pode vir em diversos formatos e é usado no mercado de trabalho em geral.

Seu curriculum vitae deve ter apenas uma página – ou duas páginas se você tiver uma experiência profissional extensa. Em geral, a seção principal do curriculum vitae é a experiência, colocando a formação acadêmica em segundo lugar.

Veja a estrutura que recomendo para um currículo:

Outra diferença importante entre o currículo para o mercado de trabalho e o currículo acadêmico é na personalização. Você não possui liberdade de personalizar seu Currículo Lattes, que vem no padrão nacional. 

Porém, o curriculum vitae pode e deve ser personalizado para cada vaga de emprego a que você se candidatar. Adapte seu layout e estilo conforme a cultura da empresa e destaque suas informações e conquistas mais relevantes para a vaga. Deixe de fora também qualquer dado que não tenha relação com a vaga.

Apenas no Currículo Lattes você deve atualizar constantemente todos os seus dados, sem receio de deixar o documento extenso.

Mesmo sem experiência você pode fazer um currículo perfeito. Com o criador de currículos online da LiveCareer, você encontrará dicas para seu curriculum vitae, feitas por profissionais especializados em recrutamento.

FAÇA SEU CURRÍCULO AGORAgerador de currículos

Obrigada por ler este guia até o fim. Agora gostaria de saber sobre você. Conseguiu atualizar o Currículo Lattes sem problemas? Tem alguma dica para compartilhar? Escreva nos comentários abaixo e vamos conversar.

Como revisamos o conteúdo na LiveCareer

Nossa equipe editorial revisou este artigo para verificar se está em conformidade com a política editorial da Livecareer. O intuito é garantir que nossas orientações e recomendações de especialistas estejam consistentes em todos os nossos guias de carreira e alinhadas com os padrões e tendências atuais sobre criação de currículos e cartas de apresentação. Recebemos a confiança de mais de 10 milhões de pessoas em busca de emprego, apoiando-os em seu caminho para encontrar o emprego dos sonhos. Cada artigo é precedido por pesquisa e apuração para garantir que nosso conteúdo responda às tendências e demandas atuais do mercado.

Escrito por

Beatriz Negreiros Gemignani
Beatriz Negreiros Gemignani

Beatriz é uma redatora de conselhos de carreira membro da Associação Profissional de Redatores de Currículos e Coaches de Carreira (PARWCC). Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, Beatriz é uma especialista em criação de currículos da LiveCareer, comprometida a oferecer orientações precisas e atuais para ajudar a conquistar as suas metas de carreira.

Seguir

Avalie meu artigo:

Atualizar lattes

Média:

Obrigado por votar!
5  (1 votos)

Quer criar um currículo profissional?

Teste nosso gerador de currículos
Currículo perfeito

Mencionado em: